“Óculos de Computador”, visão confortável diante da tela

Publicado: 29/05/2014 por Kakao Braga em Atualidades

ImagemQuando você trabalha em um computador por qualquer período de tempo, é comum passar pela experiência de fadiga ocular, visão turva, olhos vermelhos e outros sintomas da síndrome da visão de computador. Isso ocorre porque as demandas visuais de trabalho em um computador são diferentes daquelas associadas com a maioria das outras atividades.

Para quem tem menos de 40 anos de idade, o cansaço visual ou visão turva durante o trabalho de computador pode ser devido a uma incapacidade dos olhos para permanecer focado com precisão na tela ou porque os olhos têm dificuldade para mudar o foco do teclado para a tela e voltar ao teclado em períodos de tempo prolongados. Estes problemas de focagem muitas vezes estão associados com a síndrome da visão de computador. Já para quem passou dos 40, o problema pode ser devido ao aparecimento da presbiopia – a perda de foco relacionada com a idade e que também pode causar sintomas da síndrome da visão de computador.

Para começar, é importante fazer um exame oftalmológico completo para descartar problemas de visão e atualizar o grau dos óculos. Estudos mostram que mesmo pequenas incorreções nas lentes de prescrição podem contribuir para problemas de visão por computador.

Quem não precisa de óculos de grau para a maioria das tarefas e, ainda assim continua a sentir desconforto visual quando utiliza o computador, precisa considerar a compra de óculos personalizados para usar diante das telas. Estes óculos são prescritos especificamente para reduzir o cansaço visual e proporcionar uma visão mais confortável diante do computador.

Embora por vezes sejam chamados de “óculos de leitura de computador”, é melhor chamar de óculos projetado especificamente para o uso do computador ou “óculos de computador” de forma a distingui-los dos tradicionais óculos de leitura convencionais. Óculos de computador colocam o poder da lente de forma ideal para a visualização da tela do computador, onde se necessita de um campo claro de vista, sem a necessidade de esforço da focalização excessiva ou posturas insalubres.

A maioria das pessoas usa óculos para corrigir a visão à distância. Óculos de leitura são prescritos para corrigir a visão de perto. E bifocais são prescritos para pessoas com mais de 40 anos de idade com presbiopia para corrigir perto e longe. Mesmo trifocais e lentes progressivas (que têm algum poder da lente para visão intermediária), muitas vezes não têm uma zona intermediária grande o suficiente para uma visão confortável diante do computador.

Portanto, resista à tentação de comprar óculos de leitura para usar como “óculos de computador”. Porque, para se obter todos os benefícios deste tipo de óculos, o melhor mesmo é ouvir a palavra de um oftalmologista experiente.

Porém, antes de agendar o exame de olho, deve-se medir o quão longe se senta da tela do computador. A medida deve ser feita a partir da ponta do nariz até a superfície da tela do computador. Esta medida deverá ser levada no dia do exame para que o oftalmologista a utilize para determinar o poder da lente ideal para os óculos de computador.

(Fonte: All About Vision)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s