Açúcar causa dependência?

Publicado: 30/04/2012 por Elisa em Atualidades, Saúde

:: Por Dra. Anna Gabriela Fuks ::

O consumo de açúcar, que há tempos ocupa um lugar pouco privilegiado na visão dos especialistas, ganhou mais um ponto negativo em sua trajetória. Robert Lusting, endocrinologista pediátrico da Universidade da Califórnia, em São Francisco, afirma que em vez de restrito ou desaconselhável, o consumo do açúcar deveria ser proibido para menores de 21 anos, como se fosse uma droga que causa dependência. Com essa declaração polêmica, o médico conseguiu mais de 900 mil acessos em sua palestra divulgada no YouTube, com o nome “Açúcar: a verdade amarga”.

Antes do Dr. Robert, uma pesquisa realizada recentemente nos EUA, divulgada pela New Scientis, já afirmava que o açúcar pode causar efeito no cérebro semelhante ao da cocaína. Segundo o estudo, há evidências convincentes de que os alimentos ricos em gordura, açúcar e sal podem alterar a química do cérebro da mesma forma que drogas altamente viciantes.

Para o médico, açúcar é veneno. Isso inclui as versões mais naturais como o mascavo e a frutose, presente no suco de frutas. Segundo ele, o corpo humano não precisa do açúcar para sobreviver, sendo seu consumo totalmente dispensável. Isso ocorre porque a capacidade de metabolizar esse alimento é reduzida e a maioria das pessoas consome uma quantidade muito acima do necessário. Dr. Robert diz que esse número foi encontrado por meio de uma comparação entre álcool e açúcar, já que ambos são metabolizados pelo fígado.

Uma de suas defesas mais contestadas é relacionada com o suco de frutas. O médico é contra seu consumo, inclusive para crianças. Em entrevista para a Folha de São Paulo, ele afirmou que o suco não é um alimento natural, enquanto a fruta é. A primeira versão fica apenas com a parte “má” do alimento; a segunda é rica em fibras que limitam a velocidade da absorção dos carboidratos e das gorduras do intestino para a corrente sanguínea. O médico afirma, ainda, que a comparação do açúcar com o cigarro não é um exagero, pois os danos causados à saúde são reais.

Quatro alimentos foram associados à doença metabólica: gorduras trans, aminoácidos de cadeia ramificada (soja), álcool e frutose. A frutose, quando metabolizada, libera substâncias tóxicas, os radicais livres, que podem causar danos às células a longo prazo, provocando o envelhecimento e até o câncer.
Fonte: Delboni Auriemo
Anúncios
comentários
  1. HOOZEMBERG SENA DE OLIVEIRA disse:

    Eu sou um exemplo vivo de que o açúcar causa dependência. A falta de açúcar nas horas em que dele preciso, e aumenta mais nos dias nublados, simplesmente me faz me sentir perdido; sinto que perdi todo o meu controle, que sou presa total daquela maldita vontade. Quando tomei atitude,m], uns tempos atrás, para combatê-la, pareceu que um abismo se abriu de repente sob meus pés: senti um medo arrasador.

    Tenho esta louca simpatia pelo açúcar desde os meus anos de infância.

    Apesar de minha chocante descrição, quero dizer que tenho obtido vitórias ao longo do tempo, e de um longo tempo mesmo. Combatendo a compulsão por doces, forçando questão de “milímetros”, eu fui, sim, me tornando menos tão-dependente. Hoje sou só dependente.

    Com a experiência de mais 20 anos que tenho com tudo isto, eu descobri que aquilo que eu chamava de ‘insônia’, que na verdade é uma ‘perturbação do sono’, tem diretamente a ver com o açúcar que eu injira durante o dia. o açúcar causa uma digestão, deixe-me dizer assim, ‘estranha’. A minha causa uma gosma gástrica que fica todo o tempo subindo à garganta. Posso ficar horas cuspindo-a. Depois que eu descobri essa relação e comecei a combater a compulsão com despistes etc., meu sono foi melhorando.

    Gostaria de entrar em contato com pessoas que têm este mesmo mal que o meu. Eis meu e-mail: hoozmbergs@hotmail.com. Não se acanhe, pode contactar, a gente pode trocar dicas e conselhos, desabafar, se dar força, indicar livros, textos na Net, mas, por favor, não me indique o CCA.

    MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s