A preocupação com o planeta Terra tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia da sociedade e em pautas de governos e empresas. O dia da Terra é comemorado no dia 22 dea bril. A data foi criada, na década de 70, nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental, que organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data. Este ano, mais de 500 milhões de pessoas devem comemorar o Dia da Terra em 85 países.
O objetivo da comemoração é abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além de criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta. Com pequenos gestos pode-se comemorar esse dia e preservar o planeta, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa.
- Tem em torno de 4,5 bilhões de anos
- Tem 510,3 milhões de km2 de área total
- Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água
- O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal – China com aproximadamente 8.800 metros
- A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões
Frases sobre o Dia da Terra:
– Preservar e usar de forma inteligente os recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta no Dia da Terra.
– A Terra é nossa casa, vamos conservá-la e tratá-la com muito amor e carinho.
– Neste Dia da Terra vamos pensar e agir em favor de nosso planeta.
– O desenvolvimento sustentável do planeta Terra é fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.
Fontes: Smartkids, Sua Pesquisa, Natgeo, Wikipédia