Deserto do Atacama – Motivação para o desenvolvimento pessoal

Publicado: 14/03/2012 por Andrew em Atualidades, Viagens & Passeios

:: Por Edvaldo Tavares ::

O vulcão de Licancabur coberto de gelo

O vulcão Licancabur coberto de gelo

O Deserto do Atacama, altitude que varia de 2.300 a 6.823m, está localizado no norte do Chile, país sul-americano mais estreito do mundo, na costa do oceano Pacífico. No Deserto do Atacama encontram-se os seguintes vulcões: Corona (5.200m de altitude), Lascar (5.592m), Licancabur (5.916m), Ojos del Salado (6.885m, o vulcão mais alto do mundo), Miñiques, Miscanti.

Por ser extremamente árido, Cordilheira dos Andes impede a presença da umidade oriunda tanto do oceano Pacífico e da Floresta Amazônica, a região do deserto é inóspita, impedindo a sobrevivência humana.

Chega-se de avião, oriundo de Santiago, ao aeroporto de Calama, já no deserto, e alcança-se San Pedro de Atacama, povoado mais avançado dentro do deserto, após pouco mais uma hora de rodagem por uma estrada que faz inveja aos brasileiros devido a sua boa qualidade, quase impossível no Brasil.

Pôr-se à prova, é atitude indispensável à consagração das conquistas resultantes da aplicação da ousadia. Todo indivíduo motivado, que esteja voltado para o próprio crescimento pessoal, em quaisquer áreas do desempenho humano, necessita conhecer as suas habilidades e capacidades para empregá-las, principalmente aquelas nas quais é mais forte e passar a dedicar especial atenção para minimizar aquelas cujo domínio é deficiente.

Terreno árido no Deserto de AtacamaO desenvolvimento de uma pessoa deve abranger o indivíduo no emprego de todos os seus recursos humanos. O ser humano não é um ser fragmentado, mas sim um complexo que deve ser caracterizado como um todo. Para que haja emprego dos verdadeiros valores inerentes aos humanos torna-se indispensável o correto emprego da função instintiva, motora, emocional e intelectual. Apenas o uso diligente dessas quatro funções não credencia um indivíduo como pleno no desenvolvimento humano.

Torna-se necessário ter também os talentos diversificados associados a exuberantes habilidades criativas. Todos devidamente exercidos e treinados dentro da máxima possibilidade.

Não deve ser esquecido que o ser humano é dotado de uma essência e da sabedoria natural, relegadas no cotidiano ao desprezo e a descrença. O conhecimento destas e a iniciativas em desenvolvê-las, contribui para que as pessoas se libertem da sua maneira viciosa de pensar e agir que as limitam para a conquista de suas ousadas realizações.

Cabe ao candidato ao desenvolvimento pessoal saber exatamente o que quer e onde pretende chegar. Para que tais finalidades sejam alcançadas torna-se imprescindível a aguçadura do senso de observação, direção e rumo a ser tomado.

Cabe mencionar a importância do planejamento e traçado de estratégias, o papel preponderante da iniciativa, a existência da capacidade de tomada de decisão, saber escolher o momento certo para a ação. É oportuno frisar que detém soberba relevância o autodomínio ou autocontrole e que todo esse desenvolvimento ocorre em uma mente equilibrada e corpo físico bem nutrido e treinado por persistente atividade física.

Este artigo foi desenvolvido como decorrente da minha estada para estudo, aprendizado e coleta de experiência, após árduo percurso e maratona cujo descanso noturno foi em avião e ônibus (mais de 12 horas de viagem noturna), que abrangeu o Deserto do Atacama, norte do país, Santiago do Chile, Valparaíso, Viña del Mar, Puerto Varas e Pucón, estas duas última localidades situadas ao sul do Chile, próximas a Patagônia.

:: Edvaldo Tavares – Médico, Diretor Executivo Instituição Raiz da Vida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s