A um mês dos principais vestibulares do país, alunos de colégios e universidades de todo o país estão curtindo a Semana do Saco Cheio, ou Semana da Primavera. Normalmente, a época mais esperada do segundo semestre para os vestibulandos: ocorre na semana entre o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o dia dos professores (15 de outubro).
Tudo começou em 1982, quando estudantes universitários decidiram emendar as datas para descansar, uma pausa forçada antes de recomeçar a correria dos estudos e os vestibulares propriamente ditos. Outubro é o mês em que os alunos já estão quase finalizando o ano letivo e estão cansados e precisando relaxar. Para recarregar as baterias a maioria das escolas e colégios promove uma viagem para os alunos nessa época. Alguns usam o período para colocar a matéria em dia ou simplesmente para o laser. Para aqueles que ainda não caíram na real e estão fracos nos estudos, nada melhor do que uma semana sem aula para colocar a cabeça no lugar e começar a se dedicar.
Consta também que em outubro, os vestibulandos entram em crise, achando que não aprenderam o suficiente e que não conseguiram passar no vestibular. Então, nada melhor do que uns dias de folga para repor as energias.
Fonte: Wikepédia, Jornal de Araxá e G1