A origem do docinho “Brigadeiro”

Publicado: 27/09/2011 por Kakao Braga em Atualidades, História

Na mesa de doces das festas infantis das festas de aniversário normalmente se encontram os brigadeiros, cajuzinhos e beijinhos. O docinho de chocolate é unânime no gosto tanto de crianças como de adultos. Conhecido em outros países como “trufas brasileiras”, por sua textura macia e delicada que lembram as trufas francesas, os nossos brigadeiros são bem mais doces. Mas, como surgiu esse sucesso?

Em meados de 1940, era difícil obter leite fresco, ovos e outros ingredientes básicos para fazer doces. Daí, foi descoberto no Rio Grande do Sul, que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso.

Anos depois, no final do Estado Novo, o aviador e militar brigadeiro Eduardo Gomes candidatou-se a presidente da República e, nesta época, organizava festas para promover sua candidatura.  Uma senhora teria feito um doce à base de chocolate e leite condensado para o homenagear. O brigadeiro teria gostado tanto que a produção do doce foi usada para levantar fundos para suas campanhas.

Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do Brigadeiro”. Por causa disso, o negrinho mudou de nome… e apesar de ter feito muito sucesso não foi suficiente para o candidato vencer as eleições… quem saiu vitorioso foi o general Eurico Gaspar Dutra. Ele voltou a se candidatar em 1950 e foi vencido por Dutra mais uma vez.

Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado. Depois, outras receitas foram criadas a partir da original. Os “brigadeiros” eram sempre servidos nas festas infantis, logo depois da hora do bolo e após cantar o “Parabéns”. Hoje em dia, o protocolo foi quebrado e as crianças (de todas as idades) liquidam os “brigadeiros” que enfeitam a mesa do bolo bem antes da hora programada.  Hoje, os docinhos invadiram São Paulo e são vendidos de várias formas, inclusive de colher. Existem variações de receitas, a mais tradicional leva leite condensado, manteiga e chocolate, mas que podem ser acrescidos de uísque, limão-siciliano e vinho do porto, entre muitas outras opções.

Receita Tradicional
1 lata de leite condensado / 1 colher de sopa de margarina sem sal / 4 colheres de sopa de chocolate em pó
chocolate granulado para fazer bolinhas

Modo de Preparo
Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela. Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado.  Coloque-as em forminhas.


 Fonte: Wikipédia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s