Aumenta o número de mulheres no 1º escalão

Publicado: 21/09/2011 por Elisa em Atualidades, Psicologia & Comportamento

Cresceu o número de países com mais de 20% dos cargos ministeriais ocupados por mulheres. Em 1998 eram apenas 13, já em 2008, atingiu a marca de 63. É o que aponta o Relatório de Desenvolvimento Mundial 2012: Igualdade de Gênero e Desenvolvimento, do Banco Mundial (BID). O documento aponta maior participação feminina em especial na Europa Ocidental, Sul da África, América Latina e Caribe.

Embora homens e mulheres estejam aptos a exercerem seu papel político, os homens são percebidos como superiores. “As pessoas continuam vendo os homens como líderes políticos e econômicos melhores que as mulheres”, aponta o relatório. Foi constatado também que poucos países têm restrições legais a presença feminina no parlamento, mas mesmo assim sua presença é pequena.

O relatório do Banco Mundial discute também a situação da mulher em outras áreas como: trabalho, educação, saúde e violência doméstica. Os avanços na saúde e educação das mulheres trouxeram resultados mais consistentes para os filhos dessas mulheres, em países como Brasil, Nepa e Senegal.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s