Cresceu o número de países com mais de 20% dos cargos ministeriais ocupados por mulheres. Em 1998 eram apenas 13, já em 2008, atingiu a marca de 63. É o que aponta o Relatório de Desenvolvimento Mundial 2012: Igualdade de Gênero e Desenvolvimento, do Banco Mundial (BID). O documento aponta maior participação feminina em especial na Europa Ocidental, Sul da África, América Latina e Caribe.
Embora homens e mulheres estejam aptos a exercerem seu papel político, os homens são percebidos como superiores. “As pessoas continuam vendo os homens como líderes políticos e econômicos melhores que as mulheres”, aponta o relatório. Foi constatado também que poucos países têm restrições legais a presença feminina no parlamento, mas mesmo assim sua presença é pequena.
O relatório do Banco Mundial discute também a situação da mulher em outras áreas como: trabalho, educação, saúde e violência doméstica. Os avanços na saúde e educação das mulheres trouxeram resultados mais consistentes para os filhos dessas mulheres, em países como Brasil, Nepa e Senegal.
Fonte: O Estado de S. Paulo