Motivação – Termostato da Vida

Publicado: 13/09/2011 por Andrew em Atualidades, Psicologia & Comportamento

:: Por Elizabethe Milwaard e Edvaldo Tavares ::

O Ser humano é o único ser vivo que aprendeu a impulsionar seus pensamentos e sentimentos de maneira consciente ou inconsciente rumo aos seus sonhos.

Este algo inato da própria espécie começa com as células. De maneira instintiva, as células, há 15 bilhões de anos, o fazem a favor da sua existência. Enquanto procuramos algo que possa dar sentido à vida, as células responsáveis por novos tecidos esperam ansiosas por alimentos saudáveis capazes de manter a vida funcionando adequadamente, o que não deixa de ser um motivo.

Motivação pode muito bem ser interpretada como entusiasmo, otimismo ou tocha ardente da essência que nunca se apaga, algo que começa e termina no ímpeto da natureza humana, que também pode ser entendido como o termostato da alma. A motivação é um tipo de energia que impulsiona o ser humano rumo aos sonhos, objetivos e às ambições. Pode ser espontânea ou criada por outra pessoa. Pode também ser real, proveniente do consciente, da lógica, como também, pode advir do inconsciente acompanhada de fantasias e devaneios.

Quando uma crença está embutida nas funções instintiva e emocional, portanto estruturada na empolgação, sem objetivo sólido, ou em algo destituído de fim palpável, trata-se de motivação inconsciente. Cabe como exemplo o de um paciente portador de um câncer que acredita que somente os conselhos de seu médico e os remédios irão lhe curar. Houve motivação que proporcionou uma cura aparente. Ele fez todo o esforço que foi exigido e, logo depois, morre em conseqüência de um simples resfriado ou de outra coisa parecida. Neste caso pode ser dito que houve êxito, mas, não houve sucesso.

Para que haja maior compreensão entre êxito e sucesso pode ser dito que o primeiro consiste em conquistar algo que imediatamente é perdido, portanto tendo um tempo de validade curto, enquanto que o segundo abrange um tempo mais duradouro. Como exemplo de êxito pode ser citado o caso de um assaltante que logo após botar a mão no dinheiro do banco assaltado é preso pela polícia, porém, não houve sucesso. Outro exemplo de êxito sem sucesso é o de uma mulher que quer casar e depois do casamento passa o tempo todo preocupada em ser abandonada pelo marido. Pode ser mencionada a situação de um empresário que conquista êxito em seu empreendimento e passa o resto da vida preocupado com a possibilidade de perder tudo que foi conquistado. Como exemplo de sucesso, pode ser ressaltado a capacidade de administrar permanentemente todas as adversidades intercorrentes nos empreendimentos resultantes dos êxitos, o que indica que a pessoa bem-sucedida está focada no autocontrole.

A motivação significa transformar um motivo em ação, criar uma possibilidade nova diante de uma situação boa ou ruim. Toda motivação é importante, mas nem toda é positiva e saudável. Ela só se torna saudável quando está embutida na lógica, no consciente, podendo ser herdada ou estimulada.  A pessoa que nasce com esta força interior, que parece uma tocha de fogo, é estimulada automaticamente e tudo é motivo de entusiasmo e alegria, enquanto quem não nasceu com esse chip precisa ser empurrado e estimulado para continuar sua jornada na vida porque tudo é motivo de desânimo.

É importante frisar a permanência da motivação na vida de qualquer pessoa, ressaltando, em conjunto, alimentação de ótima qualidade e cultivo da sociabilidade.  Estes dois componentes são estímulos perfeitos para a manutenção da motivação em todos os segmentos da vida – relacionamento, trabalho, família, amigos. Enfim, uma pessoa só consegue uma razão saudável para viver quando a alma está alinhada ao corpo e os dois estão aquecidos.

::  Elizabethe Milwaard – Profª de Consciência, Nutricional e Ortomolecular e    Edvaldo Tavares – Médico e Diretor Executivo do Sistema Raiz da Vida

Publicidade
comentários
  1. Hoozemberg Sena de Oliveira disse:

    O texto é interessante, mas deixa a desejar no que o leitor espera: dicas importantes de como se motivar.

  2. Andrew disse:

    Cada pessoa encontra sua motivação de um modo diferente. Não existe receitas prontas ou um passo a passo para isso. O importante é saber observar, ouvir o que diz sua sensibilidade e daí aplicar o que faz sentido e efeito para si próprio. Leia tudo o que puder ler, ouça tudo o que puder ouvir, guarde o que achar interessante e o que vale a pena, mas NUNCA deixe alguém conduzir os seus passos. Cada um é reponsável pelo caminho que trilha e tem que ser assim mesmo. Abraço

  3. Ivan D disse:

    Greatt blog post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s