Dentistas não podem aplicar botox para fins estéticos

Publicado: 08/09/2011 por Kakao Braga em Atualidades, Ciência & Tecnologia, Psicologia & Comportamento, Saúde
Tags:, ,

Desde segunda-feira (5/9), dentistas estão proibidos de usar a toxina botulínica, o botox, e o ácido hialurônico, aplicados contra rugas, para fins estéticos. O veto é do Conselho Federal de Odontologia.  Segundo a resolução, a aplicação dessas substâncias pelos dentistas só podem ser feitas em casos terapêuticos. O ácido está proibido em qualquer tipo de tratamento. O conselho argumenta que o preenchimento facial ou labial para correção estética não é atividade de cirurgião-dentista. Outro argumento é a falta de estudos sobre a segurança do uso dessas substâncias em tratamentos odontológicos.

O presidente do conselho, Ailton Morilhas, disse que o objetivo da resolução é reforçar o que o cirurgião-dentista está autorizado ou não a fazer. Segundo ele, o conselho federal não tem conhecimento de casos de uso irregular das substâncias por dentistas. “Antes de ocorrerem problemas decidimos nos antecipar. É proteger a saúde do cidadão”.

“A literatura até o momento não oferece condições seguras de utilização destas substâncias e há falta de evidência científica na área odontológica”, diz a resolução. “Não há nenhuma norma ou legislação que ampare o cirurgião-dentista no emprego de técnicas ou medicações para preenchimento facial ou labial em sua área de atuação, com finalidade eminentemente estética, com emprego de substâncias como ácido hialurônico e toxina botulínica”. Segundo o código de ética da categoria, constitui infração quando o dentista oferece tratamento ao qual não tem capacitação ou executa, mesmo que em um hospital, cirurgia fora do âmbito da odontologia.

Que é o botox

O Botox é febre entre as celebridades e hoje se configura como o tratamento mais procurado nas clínicas de estética. O Botox tem esse nome proveniente da toxina botulínica, um produto capaz de interferir na capacidade de contração da musculatura do local onde é aplicado. Sendo assim, as linhas de expressão perdem sua capacidade de contração e consequentemente são suavizadas.

O procedimento para se colocar botox é um método cirúrgico, pois é preciso internação e mesmo sendo uma cirurgia simples é necessário a aplicação de anestesia local para que seja indolor. Sendo que como o procedimento é feito varia de cirurgião para cirurgião, assim, alguns fazem pequenos cortes que a sustância seja injetada, outros médicos preferem apenas fazer a incisão apenas com as seringas e objetos próprios para tal feito.

O Botox surgiu inicialmente para corrigir patologias oculares tais como o estrabismo, e posteriormente passou a ser usado para blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias e espasticidade. A finalidade estética só veio depois e hoje praticamente todas as imperfeições faciais podem ser corrigidas com o auxilio da substância polêmica e ao mesmo tempo revolucionária. Não é à toa que a maioria das celebridades de Hollywood são adeptas do uso do Botox.

Fontes: Agência Brasil e Mundo das Tribos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s