Como ser saudável neste mundo?

Publicado: 29/08/2011 por Andrew em Atualidades, Meio Ambiente

:: Por Ariel Prudêncio de Souza ::

Alguém notou a quantidade de propaganda de umidificadores?

Se não notou, com certeza percebeu a dificuldade em respirar e o aumento da poeira escura sobre os objetos e móveis.

Você sabe o que tem naquela poeira escura? Sabe o motivo de a temperatura estar cada vez mais alta?

Um dos componentes dos combustíveis é o enxofre. No Brasil, a falta de informação faz com que não questionemos e aceitemos tudo do jeito que querem, vendendo-nos produtos de baixa qualidade.

Lembremos que enxofre em contato com a água, por exemplo, transforma-se em ácido sulfúrico. Agora imagine o enxofre e outros componentes químicos sendo jogados no solo e na água. Água essa que bebemos e utilizamos no dia-a-dia, para inclusive lavar alimentos.

No verão com a chuva, o ar acaba sendo limpo, porém, todos os componentes químicos nos banham, inclusive vão para o lençol freático.

Nas sacolas plásticas, se não em todas, mas em boa parte, há chumbo. Então, imagine isso contaminando nosso meio ambiente.

Lembram dos problemas que o garimpeiro tem por conta do mercúrio? O Chumbo se acumula da mesma forma no organismo. Uma informação de utilidade publica é sobre a contaminação da água. O Organismo humano produz um hormônio chamado estradiol, em quantidade ínfima, mas em excesso pode causar câncer de mama ou câncer de próstata.

O problema é que estamos constantemente ingerindo água, que contém estrógenos, lançados nos esgotos (que vão para os rios) através da urina das mulheres que usam anticoncepcionais. Lembre-se que o processo utilizado para tratar a água visa filtrar, controlar o pH e eliminar microrganismos indesejáveis, mas não contempla a detecção nem a eliminação de hormônios. Devido a isso as meninas menstruam cada vez mais cedo.

E a temperatura é devido ao aquecimento global? Não necessariamente. O que temos são ilhas de calor, causadas principalmente pelo desmatamento.

Faça um teste: vá até uma área em um local bem arborizado, note que a temperatura é bem mais agradável, logo não é exatamente o planeta que está esquentando e sim sua rua, seu quarteirão, seu bairro. Não é mais inteligente e econômico plantar árvores do que comprar ar condicionado? Lembre-se que donos de empresas de ar condicionado e empreiteiros moram em bairros de luxo muito bem arborizados.

Vejam, é tudo questão de planejamento, paisagismo e educação, afinal, por mais que nosso município esteja passando por um momento de limpeza ética na política, não podemos nos esquecer que estamos em franco desenvolvimento, mas não podemos crescer financeiramente e o dinheiro ser usado no tratamento de doenças. Muito menos achar que as doenças são normais. Na verdade são comuns, não normais e sem dúvida devido ao sistema de consumo infinito num planeta de recursos finitos.

Meio ambiente não é um assunto da moda. É tema de suma importância para a espécie humana. O mundo não vai acabar quem pode desaparecer somos nós.

Vivemos em um sistema solar com mais sete planetas, sem a menor chance de serem habitados, exceto a Terra, obviamente. A nossa galáxia, a Via Láctea, conta com 200 bilhões de estrelas, algumas dessas com seus próprios sistemas solares. O comprimento da Via Láctea é de cerca de 100 mil anos-luz, uma distância impeditiva pelos nossos recursos e tecnologia, o que nos impede de mudarmos para outro planeta.

Nosso planeta é uma jóia raríssima e nossa espécie extremamente frágil. Numa pequena variação de dois graus acima ou abaixo já sentimos muito frio ou muito calor. Falta muita educação e não educação acadêmica e sim educação de berço. Ainda há pessoas que jogam lixo e entulho nas ruas de nossa cidade.

Os empresários exploram financeiramente, mas não trazem nenhum benefício para a região em que atuam. No meio político ainda há aqueles que acham que somos tolos e os poucos bem intencionados se vêem obrigados a entrarem no jogo por conta de não ter apoio de nós mesmos.

Sou cristão e vejo também omissão por nossa parte, afinal Deus nos dotou de inteligência para administramos bem tanto nossa vida quanto nosso belíssimo mundo. E cuidado com os oportunistas que se valem do meio religioso para tirarem proveito político. Vamos ser pacíficos, mas não omissos, afinal o poder é nosso.  Ter consciência de nosso papel no mundo e, também, todas as outras questões serão equilibradas.

:: Ariel Prudêncio de Souza é consultor de TI e de Segurança da Informação, astrônomo amador e membro do grupo de observações avançadas do Clube de Astronomia de São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s