27 de Agosto: Marte vai atingir o mesmo tamanho da lua?

Publicado: 26/08/2011 por Andrew em Astronomia, Atualidades, Psicologia & Comportamento

O Primeiro de Abril agora tem concorrência. Desde 2003, a história se repete: em Agosto começam a circular emails que começam mais ou menos assim:

“O Planetario Internacional de Vancouver, da British Columbia – Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da Terra. Será no dia 27 de Agosto de …”

Afinal, o que aconteceu no dia 27 de Agosto? O que vai acontecer este ano?

Na época de sua aproximação máxima da Terra, Marte costuma ficar a 70 milhões de km do nosso planeta. Porém, em 2003, aconteceu a maior aproximação em um intervalo de 59 mil anos. Nessa ocasião, o fatídico 27 de Agosto de 2003, Marte chegou a “apenas” 55,76 milhões de km de nós. E nem assim ficou do tamanho da Lua.

É uma questão de matemática elementar: o tamanho angular de um objeto é dado pela razão do seu diâmetro e sua distância. Portanto, para que Marte (diâmetro de 6792 km) parecesse ter o mesmo tamanho angular da Lua (diâmetro de 3475 km e distância de 385000km), teria que se aproximar até cerca de 735 mil km da Terra, ou seja, um pouco menos de 2 vezes a distância daqui à Lua. Mesmo se isso fosse possível, as pertubações gravitacionais decorrentes dessa aproximação provocariam um caos no Sistema Solar interno.

A figura abaixo mostra uma comparação do tamanho aparente da Lua e Marte, na ocasião da máxima aproximação. O diâmetro aparente da Lua é cerca de 75 vezes maior que o de Marte. RESUMINDO: MARTE NÃO VAI FICAR DO TAMANHO DA LUA!!!

Os emails anunciando a máxima aproximação do planeta vermelho continuam a circular todo mês de Agosto, ano após ano. Há uma maneira muito simples de demonstrar a incoerência dessas mensagens: basta verificar que no dia 27 de Agosto de 2009, a Lua não estará cheia, e sim na fase crescente. Ademais, Marte atualmente está bastante distante da Terra, a cerca de 245 milhões de km, e visível somente antes do amanhecer

A próxima oposição de Marte acontecerá em 3 de março de 2012. A próxima grande aproximação será em 31 de Julho de 2018, quando Marte chegará a 57 milhões de km daqui. E provavelmente, os emails de Marte do tamanho da Lua continuarão a entupir as caixas postais em Agosto .

Fonte: Grupo de Astronomia da UFSCar

Anúncios
comentários
  1. celia disse:

    Gostei,pois ja não aguentava receber tantos emails
    obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s