GPS: Descubra a sua posição no mundo

Publicado: 16/03/2011 por Andrew em Atualidades, Ciência & Tecnologia
Tags:, ,

Hoje, se vê em muitos automóveis a utilização de GPS. Aqueles aparelhinhos que mostram a localização, trajeto, mapas das cidades, permitindo que se possa traçar percursos e rotas com facilidades. Mas, afinal o que é esse aparelho e como funciona?

GPS (Global Positioning System) é a abreviatura de NAVSTAR GPS (NAVSTAR GPS-NAVigation System with Time And Ranging Global Positioning System). É um sistema de radionavegação baseado em satélites desenvolvido e controlado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos da América (U.S.DoD) que permite a qualquer usuário saber a sua localização, velocidade e tempo, 24 horas por dia, sob quaisquer condições atmosféricas e em qualquer ponto do globo terrestre. O GPS foi originalmente planejado para aplicações militares. Foi criado em 1973 para superar as limitações dos anteriores sistemas de navegação. A primeira vez que o GPS foi usado efetivamente foi na Guerra do Golfo, em 90 e 91. Alguns anos depois, o aparelho foi liberado para o uso de civis e passou a ser comercializado.

Ele possui várias utilidades. É útil para trabalhos de exploração, como expedições dentro de matas ou cavernas, além de importante para praticamente todos os veículos de vôo ou navegação, permitindo aos tripulantes saberem exatamente onde se encontram no céu ou no mar. Também é usado em mísseis teleguiados (como os tomahawk) , relógios de alta precisão, sistemas de monitoramento, etc.

O GPS tem três componentes: a espacial, a de controle e a do utilizador.

O componente espacial é constituído por uma constelação de 24 satélites em órbita terrestre aproximadamente a 20200 km com um período de 12h siderais e distribuídos por 6 planos orbitais. Foi concebido de forma que sempre existam no mínimo 4 satélites visíveis acima do horizonte em qualquer ponto da superfície e em qualquer altura.

O componente de controle é constituído por 5 estações de rastreamento distribuídas ao longo do globo e uma estação principal (MCS- Master Control Station). Este componente rastreia os satélites, atualiza as suas posições orbitais e calibra e sincroniza os seus relógios. Outra função importante é determinar as órbitas de cada satélite e prever a sua trajetória nas 24 horas seguintes. Esta informação é enviada para cada satélite para depois ser transmitida por este, informando o receptor do local onde é possível encontrar o satélite.

O componente do usuário inclui todos aqueles que usam um receptor GPS para receber e converter o sinal GPS em posição, velocidade e tempo. Inclui ainda todos elementos necessários neste processo como as antenas e software de processamento. Além de aparelhos específicos, pode-se captar sinais de GPS em computadores, pocketpcs, celulares, palms e outros, comprando apenas um dispositivo de recepção de coordenadas GPS Bluetooth, USB ou Serial.

Fonte: Wikipédia e Malima

Anúncios
comentários
  1. MANUEL CARLITO disse:

    E SIMPLESMENTE FANTASTICO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s