Arco e Flecha: um esporte milenar

Publicado: 25/02/2011 por Andrew em Atualidades, Esportes Radicais & Semi, Viagens & Passeios

Um dos mais antigos meios de defesa do homem e a sua presença no mundo dos esportes.

A prática do arco e flecha, esporte e também arma de guerra, teve suas primeiras aparições no Egito Antigo por volta de 3500 a.C.. Mantida em segredo, a técnica era transmitida apenas de pai para filho durante ato cerimonial. Ainda na Antiguidade, os assírios, civilização da região mesopotâmica, também tiveram contato com a arte. Eles revolucionaram o formato dos arcos, utilizando madeiras leves e resistentes em formato curvo, o que facilitava o uso quando montado a cavalo. Os hititas, originários da região da atual Turquia, utilizaram o arco e flecha como sua principal arma de combate. Junto das carruagens, as chamadas bigas, tornaram-se quase insuperáveis.

Por meio da expansão territorial, vários outros povos se familiarizaram com a técnica, como os romanos, que só dominaram o uso no fim do auge de suas conquistas; os mongóis, que se tornaram exímios arqueiros; e, por último, os ingleses com seus longbows, ou arcos longos, que conseguiam atingir longas distâncias, sendo sua principal arma em batalha na Idade Média.

Depois de muito tempo, o arco e flecha foi integrado ao esporte, e em 1879 ocorreu o primeiro Torneio da NAA (National Achery Association) na cidade americana de Chicago (um costume da época era a obrigação do uso da vestimenta tradicional). Porém, não foi o primeiro torneio de que se tem notícia. Anos antes (1844), a Inglaterra já fundava o 1° Campeonato Inglês de Arco e Flecha, pois possuía maior tradição no esporte. Já no século 20, mais precisamente em 1908, o arco e flecha tornou-se uma modalidade olímpica. Entretanto, devido a várias discrepâncias nas regras, somente voltou aos Jogos Olímpicos em 1972, na Olimpíada de Monique, formalizando o esporte e suas várias modalidades e competições.

Atualmente, o esporte possui três modalidades básicas: Outdoor, Indoor e Field. A modalidade Outdoor, a mais tradicional, é realizada com disparos a longas distâncias, que variam entre 30, 50, 70 e 90 metros, tanto para a categoria feminina como a masculina. Na Indoor, a competição acontece em ambientes fechados à distância de 18 metros, originada em países de inverno rígido que impedem a prática do esporte ao ar livre. Já a modalidade Field é realizada em campos abertos e condições adversas, levando em conta os mais diferentes relevos, terrenos e vegetações, com distâncias que variam de 5 a 65 metros, conhecidas ou não.

No Brasil, o esporte é divulgado por diversas federações nacionais que formam novos atletas a cada ano, como é o caso da FPAF (Federação Paulista de Arco e Flecha). Fundada em 1973, a Federação desmistifica o esporte, que pode ser praticado por qualquer pessoa, indiferente de sexo ou idade, desde que acompanhado por um responsável, já que se trata de uma arma branca e, por isso, perigosa sem a devida segurança. A Instituição ainda conta com palestras e workshops, nos quais são convidados arqueiros de renome internacional.

A Federação vem lutando para popularizar o esporte no Brasil, porém a manutenção dos equipamentos faz com que a sua prática ainda seja para poucos. Exemplo disso são os custos dos arcos profissionais, que variam de 800 a dois mil reais, fora outros equipamentos, como flechas, etc.

Além do trabalho da FPAF, outras instituições promovem e organizam o esporte: a CBTARCO (Confederação Brasileira de Tiro com Arco) coordena os atletas em suas várias competições, como os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas em suas quatro edições, desde 1980 em Moscou e 1992 em Barcelona.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s