
O estudo apontou que muitas mães já haviam introduzido na alimentação de seus bebês o leite de vaca integral, o que é contraindicado antes de a criança completar um ano de idade. Apenas 12% dos bebês avaliados menores de seis meses recebiam formulas infantis de leite apropriados a suas idades. O leite de vaca não possui os nutrientes necessários que a criança necessita, além de ser responsável por alergias e por anemias, uma vez que possui uma baixa quantidade de ferro. Para agravar o problema, muitas mães adicionavam açúcar, achocolatados e cereais a bebida.
A pesquisa revelou também que as crianças recebem desde de cedo alimentos inadequados as suas necessidades de desenvolvimento, como: doces industrializados, biscoitos recheados e refrigerantes. Essa combinação de alto teor de gorduras e açúcares predispõe a criança a obesidade. Em contrapartida, recebem pouca quantidade de frutas, verduras e legumes.
As mães elaboram o cardápio dos filhos levando em consideração suas próprias experiências ou de seus familiares, deixando as recomendações do pediatra em segundo plano.
Fonte: Folha de S. Paulo