Mães alimentam mal seus bebês

Publicado: 27/12/2010 por Elisa em Atualidades, Psicologia & Comportamento, Saúde
A maioria das mães não sabem alimentar seus filhos pequenos, o que pode levar a carências nutricionais e a doenças crônicas. Essa é a conclusão do estudo feito pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A pesquisa acompanhou 200 bebês de diversas classes sociais com idades de 4 a 12 meses. Desses, 50% já não recebia aleitamento materno. A maioria começou a utilizar a mamadeira por volta dos três meses de idade, embora o recomendado pelos médicos seja o aleitamento materno exclusivo até os seis meses.
 
O estudo apontou que muitas mães já haviam introduzido na alimentação de seus bebês o leite de vaca integral, o que é contraindicado antes de a criança completar um ano de idade. Apenas 12% dos bebês avaliados menores de seis meses recebiam formulas infantis de leite apropriados a suas idades. O leite de vaca não possui os nutrientes necessários que a criança necessita, além de ser responsável por alergias e por anemias, uma vez que possui uma baixa quantidade de ferro. Para agravar o problema, muitas mães adicionavam açúcar, achocolatados e cereais a bebida.
 
A pesquisa revelou também que as crianças recebem desde de cedo alimentos inadequados as suas necessidades de desenvolvimento, como: doces industrializados, biscoitos recheados e refrigerantes. Essa combinação de alto teor de gorduras e açúcares predispõe a criança a obesidade. Em contrapartida, recebem pouca quantidade de frutas, verduras e legumes.
 
As mães elaboram o cardápio dos filhos levando em consideração suas próprias experiências ou de seus familiares, deixando as recomendações do pediatra em segundo plano.
 
Fonte: Folha de S. Paulo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s