Após 50 dias no oceano Pacífico à deriva e sem comida, Edward Nasau, de 14 anos; Samuel Pérez, de 15, e Filo Filo, também de 15, da Nova Zelândia, foram resgatados por um atuneiro.
As famílias dos jovens de uma comunidade de Atafu já os havia dado como mortos e tinham inclusive realizado solenidades fúnebres por suas almas. Os jovens, que desapareceram em 5 de outubro quando navegavam nas águas de Tokelau, foram resgatados na quarta-feira por um barco pesqueiro, que os avistou ao nordeste da ilha Fiji.
Nesse período, o trio se alimentou de peixes e de gaivota que pousavam na embarcação. Bebiam água da chuva que recolhiam, e nos últimos três dias desesperados de sede beberam água do mar. Quando foram encontrados estavam bem, mas com queimaduras sérias do sol. Quando o atuaneiro atracar, a previsão é de aconteça na sexta-feira em Suva, capital de Fiji, onde os jovens serão submetidos a exames médicos, precisarão receber os primeiros socorros, sobretudo cremes para aliviar a pele. “É um autêntico milagre que os tenhamos visto. Estavam à deriva em uma área onde os navios pelo geral não navegam”, indicou Tai Fredricsen, o primeiro oficial do atuneiro.