Quem bebe vive mais

Publicado: 03/09/2010 por Elisa em Atualidades, Psicologia & Comportamento, Saúde

Bebidas alcóolicas podem aumentar a longevidade. Pelo menos foi isso que uma pesquisa comprovou. Por duas décadas, os pesquisadores, da Universidade de Austin, no Texas (EUA), monitoraram 1.824 pessoas entre 55 e 65 anos. Os participantes foram divididos em três grupos: abstêmios, consumidores moderados de álcool e outros que bebiam em excesso.

No fim do período analisado, notaram que 69% dos abstêmios tinham morrido, contra 60% dos que exageravam no álcool e 41% dos que consumiam moderadamente -de uma a três doses ao dia.

Para o psiquiatra André Malbergier, os resultados não são surpreendentes, porque a ciência já sabe dos benefícios cardiovasculares do consumo moderado de álcool. Ele se preocupa com a interpretação errada que se pode dar a esse tipo de dado.

“Não se pode anunciar isso a uma população que mantém um padrão estável de consumo de álcool. Isso estimularia muitos com vulnerabilidade ao alcoolismo a se tornarem dependentes”.

Fonte: Folha de S. Paulo

Anúncios
comentários
  1. Andre Bressan disse:

    Concordo com o psiquiatra. Há cerca de 1 ano, o ministério da saúde da França (país famoso pelos seus vinhos e espumantes, cognacs entre outras bebidas alcoólicas) publicou um estudo sugerindo que não há dose segura do consumo de álcool e portanto contraindicava o consumo de álcool com fins preventivos.

    portanto, apesar do alarde, não há consenso.

    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s