Mulheres líderes são mais solitárias

Publicado: 26/08/2010 por Elisa em Atualidades, Psicologia & Comportamento
Tags:, ,

As conquistas femininas vêm deixando um rastro de solidão para aquelas que conquistam cargos de liderança. Isso é o que afirma um estudo Schooling Can’t Buy me Love (Escolaridade não pode me comprar um amor, em tradução livre) de Ina Ganguli, Ricardo Hausmann e Martina Viarengoos da Universidade de Harvard.

O levantamento se baseou no senso de mais de 40 países e identificou seis aspectos da relação casamento X amor. Um deles mostra que as mulheres mais qualificadas (em nível de escolaridade) têm menos probabilidade de se casar do que as não qualificadas. Em um outro, que mulheres tem menos chances de casar com homens igualmente qualificados. Com relação a América Latina, constataram que 40%  das latinas têm maior tendência de se casar com homens de menor escolaridade que em outras regiões do mundo.

“Essa diferença é realidade. Nas últimas décadas, quando o sexo feminino adquiriu direitos de igualdade, elas passaram a estudar mais. O que vemos agora é que o índice de mulheres mais escolarizadas chega a ser maior que o de homens mais escolarizados. Finalmente, a tendência é de essas se casarem com aqueles”, ressalta a psicóloga e professora da PUC-Minas Stella Tozo.

Por outro lado, como também mostrou o levantamento, essas mulheres tendem a trabalhar mais. “Quando termina uma faculdade, a mulher não quer ficar somente ali. Pensa na pós-graduação, num mestrado. Elas têm uma carreira e pensam em alavancá-la. Com isso, trabalham mais”, explica.

A especialista destaca ainda que as mulheres mais estudadas não têm a preocupação de manterem um casamento por questões financeiras. “Elas são independentes, não dependem do marido nesta área. Assim, outras características do parceiro sobressaem”, analisa.

Fonte: O Estado de S. Paulo e Hoje em Dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s