O Astrofísico britânico, Stephen Hawking, disse ao site bigthink.com, o homem tem que colonizar o espaço nos próximos 200 anos para não desaparecer. Segundo ele o destino do homem é se extingir se não se espalhar pelo espaço. Ele alerta para as muitas ameaças atualmeente: guerras, exploração excessiva dos recursos naturais e para a quantidade exagerada de gente vivendo no planeta.
Outro risco, para Hawking, é “se alienígenas nos visitarem agora, o resultado seria muito parecido com o que aconteceu quando Colombo chegou à América: não foi nada bom para os povos nativos”, afirmou ele.
Ele se mostra otimista ao dizerem que o homem fez muitos progressos nos últimos 100 anos. Para seguir a fronteira final: o espaço, o único problema seria a distância. A estrela mais próximo da Terra é o Sol, está a 8 minutos luz, ou a de cerca de 150 milhões de quilômetros. Exceto o Sol, Alpha Centauri C é a estrela mais próxima da Terra e está a 4,2 anos luz, as espaçonaves atuais levariam 50 mil anos para chegar lá.
Fonte: O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo
Este senhor é extremamente intelgente. Fico feliz que alguém com tantos conhecimentos na astrofísica – creio que o melhor do mundo em sua área – tenha algum otimismo com relação ao avanço da humanidade em pesquisas nesta área, podendo até conquistar o espaço dentro de algum tempo.