Por que os profissionais da saúde vestem branco?

Publicado: 09/08/2010 por Kakao Braga em Atualidades, Saúde
Tags:, ,

O uso do branco pelos médicos é um costume que vem desde a antiga Grécia. Os sacerdotes do templo de Asclépio (deus grego da Medicina) já se vestiam com roupas dessa cor para indicar pureza espiritual. Hoje, o branco é associado à limpeza e à higiene, elementos fundamentáveis na prática da medicina. Também facilita a identificação de qualquer tipo de sujeira.
 
Na Idade Moderna (Sec. XVII-XVIII), se utilizava roupa suja de sangue, para mostrar que o médico era bom, eles até colocavam sangue de galinhas, carneiros e outros animais. Hoje se utiliza o branco porque foi descoberta a importância da limpeza, então presumimos que roupas brancas demonstram mais a limpeza (ou sujeira). Espero que tenha ficado claro!
 
O uso do branco pelos médicos é um costume que vem desde a antiga Grécia. Os sacerdotes do templo de Asclépio (deus grego da Medicina) já se vestiam com roupas dessa cor para indicar pureza espiritual. Hoje, o branco é associado à limpeza e à higiene, elementos fundamentáveis na prática da medicina. Também facilita a identificação de qualquer tipo de sujeira.

Mas, no início do século XX, os cirurgiões começaram a usar tanto verde, porque eles achavam que seria mais fácil para os olhos do cirurgião, de acordo com um artigo de 1998 em Cirúrgica hoje Enfermeira.

É difícil determinar quando e por que isso aconteceu, mas é verdade que o verde pode ser escolhido especificamente para ajudar os médicos a ver melhor na sala de cirurgia, porque é a cor oposta ao vermelho.

Duas razões podem ajudar os médicos a ver melhor com o verde. Em primeiro lugar, olhar para algo verde ou azul, você pode atualizar o ponto de vista médico que está vendo algum tempo, todo vermelho, ou partes do corpo que estão operando, ensangüentado.

Se um cirurgião olha para algo vermelho ou rosa, torna-se insensível a isso, então se você vê algo oposto, como o verde, sua visão é atualizada para voltar para diferenciar o que está operando, para que possa diferenciá-lo de vermelho .

Em segundo lugar, o foco em vermelho, rosa, vermelho, rosa, vermelho, você pode ter quando você vê algo branco, acredita-se a ilusão de algo verde. São efeitos de visão quando o olho está tão cansado de monocromático, inventando cores, e pro exemplo, quando misturado com verde vermelho branco é inexistente pode causar problemas.

Novamente, se o médico atualiza sua opinião procurando um pouco de verde ao longo do tempo, não.

Portanto, o manto verde ou de ambos seria a melhor escolha, mas o azul é também útil.

Fonte: Wikepédia e Live Science

Anúncios
comentários
  1. elania maria de oliveira disse:

    Quero saber se a cor branca tem algum significado quanto as bacterias ou e mito. Ja ouvi zumzum que as bacterias nao (encherga) a cor branca ou seja nao aprossimam da cor branca rsrsrsrsr.

  2. elania maria de oliveira disse:

    por favor, notifique-me das novidades

  3. Andrew disse:

    Elania, na verdade essa história sobre as bacterias é apenas uma história. Não há nada de científico nisso.

    Um abraço,

    Andrew

  4. LAIS COSENZA DE OLIVEIRA disse:

    para saber se e verdade e so pesquisar,nao posso falar que e verdade ou mentira sera que andrew tem certeza? DUVIDO VAMOS VER NE,COMO EU DIGO E SO PESQUISAR. ABRAÇOS LAIS

  5. Kakao disse:

    Laís, ao publicarmos uma matéria, fazemos as devidas pesquisas e o nosso objetivo é estimular as pessoas a buscarem suas informações e não obrigar as pessoas a aceitar o que está escrito sem um senso crítico. Continue sempre investigando, pesquisando. O que este país precisa é de seres pensantes. beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s