São Luiz do Paraitinga (SP) já recebe turistas

Publicado: 30/07/2010 por Andrew em Atualidades, Viagens & Passeios

Foto: Tanda Melo

São Luiz do Paraitinga, a 171 quilômetros de São Paulo, mesmo em obras já começa a retomar sua principal atividade: o turismo. Há seis meses, fortes chuvas destruíram com parte da cidade. Os casarões históricos e a igreja matriz ficaram totalmente destruídos. Os trabalhos de recuperação e reconstrução continuam.

O Iphan em nota informou que foram concluídos os trabalhos de contenção e limpeza dos imóveis arruinados na área, entre eles a igreja matriz. Segundo o instituto, “o mercado municipal voltou a funcionar e está sendo restaurado. Boa parte do casario colonial dos séculos 18 e 19 teve sua pintura renovada e dezenas de casas históricas estão em processo de restauro”.

Mas a grande expectativa da população está na obra da igreja central. O local foi destruído pela enchente e ainda não começou a ser reerguido. Como a cidade é tombada pelos órgãos de preservação de patrimônio estadual e federal, ainda está sendo feito um estudo sobre quais técnicas serão usadas na reconstrução.

Apesar de alguns casarões ainda estarem fechados, a prefeitura informou que mantém o calendário de festas da cidade –25 por ano. A próxima, a do padroeiro São Luiz de Tolosa, está programada para 13 de agosto. Já o Carnaval, uma das principais datas comemorativas da cidade, que chega a atrair 120 mil turistas na cidade, de 10 mil habitantes, deve ser diminuído. A cidade não tem condições de receber tal volume de gente. Dois dos três acessos rodoviários à cidade continuam interditados. Hotéis e pousadas registram neste mês movimento bem menor do que em julho de 2009.

Fonte: DCI e R7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s