Jogar entulho nas ruas de São Paulo vai pesar no bolso

Publicado: 16/07/2010 por Kakao Braga em Atualidades, Psicologia & Comportamento, Saúde
Tags:, ,

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei que aumenta de R$ 500 para R$ 12 mil o valor da multa para quem for flagrado jogando entulho, terra e resíduos nas ruas e avenidas da cidade. O projeto segue agora para a sanção ou veto do prefeito Gilberto Kassab (DEM), o que deverá ocorrer já nas próximas semanas.

Em apenas 6 meses, a prefeitura recolheu 144 mil toneladas de entulho nas ruas de São Paulo. A  quantidade é quase o dobro do total retirado nos últimos 5 anos, quando foram removidas 80 mil  toneladas de materiais. Apesar de alto, o número ainda é insuficiente, uma vez que a própria prefeitura estima que diariamente são descartadas nas ruas 5 mil toneladas de entulho (150 mil por mês).

Após as enchentes que atingiram a cidade no início do ano, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras intensificou as ações de combate ao descarte irregular.

As operações são realizadas todos os finais de semana e cada subprefeitura determina suas rotas. Os funcionários recolhem móveis e eletrodomésticos quebrados, restos de madeiras e pneus. Na mesma semana, agentes da subprefeitura visitam as ruas para orientar a população sobre a forma correta de  descartar os materiais.

Para se desfazer de algum móvel, basta ligar para o telefone 156 e solicitar que a subprefeitura inclua a via no serviço. A programação é disponibilizada semanalmente no site da prefeitura. A Prefeitura de São Paulo oferece ainda alternativas para o descarte de lixo e entulho. O Ecoponto é o posto de entrega voluntário monitorado que recebem os mesmos materiais que o cata-bagulho recolhe, incluído sobras de entulho e restos de poda de árvores.

Cada pessoa pode entregar no local o equivalente ao volume de uma caixa-d’água de mil litros.

A participação da população nestas ações é importante, por meio de denúncias feitas peloDisque Limpeza 08007270211. Também contamos com o telefone de disque-denúncia 2219-2219 para os casos de flagrantes.

“É importante que toda a população nos auxilie nessa vigilância constante, utilizando os canais de denúncia para podermos identificar e punir os infratores” finaliza o subprefeito.

Serviço: 

Ecoponto Santa Cruz – Rua Santa Cruz, sob Viaduto Santa Cruz – Telefone: 5061-8870 – Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h – Sábado, 8h às 12h

Ecoponto Tereza Cristina – Rua Tereza Cristina, 8000 (esquina Av. Estado) – Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h – Telefone: 2215-9960.

Fonte: Prefeitura de SãoPaulo, UOl Cidades e EBand

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s