Como deixar a sua pele como um pêssego

Publicado: 14/07/2010 por Elisa em Atualidades, Saúde
Tags:, ,

Por Ana Paula Adachi

A pele é importante quando o assunto é beleza. Afinal todos gostam de uma pele macia, hidratada, sem espinhas e imperfeições. Ao mesmo tempo é uma camada de proteção para o nosso corpo; a primeira barreira do organismo com o meio externo.

As células da pele produzem uma secreção natural, o manto hidro-lipídico, responsável pela hidratação adequada. Essa lubrificação a protege de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até mesmo de infecções. Porém, quando a lubrificação natural não é suficiente para mantê-la em boas condições, é importante adotar algumas precauções para prevenir o desgaste e mantê-la bonita e saudável por mais tempo.

O sol e a poluição são os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce. A falta do uso de protetor solar e hidratante podem causar danos irreversíveis aos tecidos. No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest com 1959 pessoas, pertencentes às cinco regiões do País, avaliou a preocupação com o uso do protetor solar.  O resultado foi surpreendente: 79% dos entrevistados usam protetor solar. Entre eles, 76% utilizam o produto tanto no corpo quanto no rosto, 10%, de maioria masculina, passam o protetor somente no corpo, e 14% protegem apenas o rosto.

A pesquisa ainda revela que 61% compram e utilizam um protetor solar e a sua maioria pertence ao público feminino e é da região Sul, em contraste com os 15% dos que não compram e não utilizam protetores, a maioria homens, da região do Nordeste.

Dicas para manter a pele bonita e saudável por mais tempo:

  • beber bastante água todos os dias
  • manter a pele sempre limpa e hidratada comer alimentos saudáveis, como verduras, legumes e frutas
  • praticar exercícios regularmente
  • ter boas noites de sono
  • usar protetor solar antes de se expor ao sol
  • evitar alimentos gordurosos, cigarro, álcool e poluição

Tratar e cuidar
Além da fotoproteção e dos cuidados diários, a limpeza de pele é indicada para livrar o tecido do rosto de substâncias que a limpeza normal do dia-a-dia, com água, sabonete e loção de limpeza, não conseguem eliminar.

A cirurgiã plástica Edith Horibe, dirigente da clínica Skin Health, explica que a limpeza é realizada com massagem facial, cosméticos e cremes especiais para cada tipo de pele, com eliminação de saliências e uso de loções cicatrizantes e máscaras calmantes.

Além da limpeza, é importante não descuidar da hidratação. Muito mais do que simplesmente tratar a pele ressecada, ela busca tonificar o tecido do rosto, deixando-o sempre radiante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s