Ecobags: Como evitar a contaminação?

Publicado: 09/07/2010 por Kakao Braga em Atualidades, Psicologia & Comportamento, Saúde
Tags:, ,

Usar sacolas ecológicas é obrigatório para o consumidor consciente e preocupado com o meio ambiente. Mas, o que poucos sabem é que as famosas sacolinhas reutilizáveis podem ser foco de contaminação.

Numa recente pesquisa feita pela Universidade do Arizona e pela Universidade Loma Linda, na Califórnia, Estados Unidos foram analisadas vários tipos de sacolas e foi detectado que em 50% das amostras havia bactérias coliformes e que 97% dos consumidores nunca haviam lavado sua ecobags.

“Os resultados sugerem uma ameaça séria à saúde pública”, disse Charles Gerba, professor de ciências ambientais na Universidade do Arizona e co-autor do estudo. A quantidade de bactérias encontrada pelos cientistas era grande o suficiente para causar sérios problemas de saúdes e até a morte das pessoas vulneráveis aos microorganismos carregados pelos alimentos.

Como se prevenir contra a contaminação e ser ecologicamente correto?

Elaine Guapo, diretora de Marketing da Gatto de Rua, empresa que tem a patente da Bag Market, sacola organizadora para compras, explica que o consumidor independente do tipo de material que é feito sua ecobag (seja plástico, algodão, TNT (polímero 100% em polipropileno) ou juta, deve atentar para:

  1. Lavar uma vez por semana após o uso, de preferência com água quente e sabão em pó. “uma limpeza bem feita pode matar quase todas as bactérias que se acumulam nas sacolas”.
  2. Ainda úmida, borrife em toda a superfície uma solução feita com uma colher (sopa) de água sanitária diluída em um litro de água – não fica com o cheiro do produto.
  3. Ter várias sacolas para a separação adequadas das compras. “O ideal é ter uma para cada tipo de item: alimentos crus, outros alimentos, produtos de higiene, outros itens”. Nunca misturar roupas, livros, CDs nas sacolas de alimentos.
  4. Evitar o calor – Não deixe carne nas sacolas por muito tempo dentro do porta-malas. O calor favorece a proliferação das bactérias. “Em duas horas no porta-malas, o número de micro-organismos se multiplica por dez”.
  5. Máquina de Lavar – “Prefira as que podem ser lavadas na máquina de lavar para dar menos trabalho”
  6. A Ecobag ideal – escolha a que atenda a sua necessidade: tamanho, resistência, durabilidade, não rasar, serem laváveis e higiênicas.

O mundo produz hoje cerca de  500 bilhões de sacolas plásticas por ano, quase 1,5 bilhão por dia. No Brasil, são distribuídas 1 bilhão de sacolas plásticas por mês nos supermercados. Isso equivale a 66 sacolas por pessoa. Cada uma leva até 300 anos para se decompor. Imagina isso tudo indo para a natureza.  “As sacolas ecológicas continuarão sendo uma solução para diminuir a poluição e o acúmulo do lixo no planeta, as pessoas apenas têm de ser educadas ambientalmente”, afirma Guapo.

Bag Market

Patenteada pela Gatto de Rua, a Bag Market  é uma sacola organizadora própria para compras “tamanho família”. O conjunto é dividido em três sacolas unidas por velcros, que se encaixam perfeitamente em carrinhos de supermercado de 210 e 130 litros e podem ser transportadas separadamente. As sacolas formam compartimentos para os mais diversos tipos de compras: geladeira, alimentos em geral, higiene e limpeza. Fabricado em TNT – fibra de polipropileno compactada e derivada de resina plástica, a Bag Market é resistente ao uso constante, higiênicos, podem ser lavados na máquina.

Fonte: Assesoria de Imprensa
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s