O mapa dos Melhores Filmes de Todos os Tempos

Publicado: 17/06/2010 por Elisa em Arte & Cultura, Atualidades
Tags:,

O francês David Honnorat,  aficcionado por cinema é o responsável por “The Best Movies Of All Time Map” (ou “O Mapa dos Melhores Filmes de Todos os Tempos”), que pode ser conferido no site que publicou a criação, o Collider.Com.

A novidade, que vem circulando nos últimos meses na web e que tem feito sucesso, é o método usado por Honnorat, a clássica da infografia, a habilidade de informar através de representações visuais: o esquema das estações do metrô de Londres, assinado pelo lendário designer gráfico Harry C. Beck.

 Nesse sistema, o que importa não são as curvaturas do relevo nem dos trilhos, mas a sequência de estações e as intersecções entre elas, para o usuário chegar aonde quiser. O mesmo vale para o mapa de filmes, em que não fazem diferença o ano de lançamento nem a quantidade de prêmios recebidos, e sim a relevância dentro de cada gênero.

E também existem baldeações nesse “metrô cinematográfico”. No encontro da Linha 16 (Animação) com a Linha 2 (Romance), está “Wall-E” (2008). Na interseção da Linha 1 (Obra-Prima Universalmente Reconhecida) com a Linha 12 (Drama Obscuro e Esquisito) está “Laranja Mecânica” (1971). E, no cruzamento das Linhas 1, 13 (Ficção Científica) e 14 (Fantasia), está o primeiro filme da saga Star Wars, “Guerra nas Estrelas — Episódio IV: Uma Nova Esperança”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s