Bitucas de cigarros são recicladas por chineses

Publicado: 27/05/2010 por Andrew em Atualidades, Ciência & Tecnologia, Saúde
Tags:, ,

As bitucas de cigarro são extremamente danosas. Elas são altamente tóxicas, demoram 15 anos pra se decompor e, a cada ano, 4,5 trilhões delas vão parar no meio ambiente. Para tentar combater esse mal, cientistas chineses acabam de anunciar que criaram uma nova técnica para reciclar as bitucas.

Segundo a Popular Science, as bitucas de cigarro contêm muitos produtos químicos. Num trabalho publicado na revista Industrial and Engineering Chemistry Research, os cientistas chineses dizem ter conseguido extrair nove desses produtos para criar um componente anti-corrosivo para ser usado pelas companhias de petróleo.

A troca constante de tubulações danificadas é um grande problema para essa indústria, que sempre buscou um novo produto que previna a corrosão de certos tipos de aço empregados. Tudo bem que os ambientalistas não adoram o pessoal das companhias de petróleo, mas, pensando no estrago causado pelas bitucas, até que não a técnica não vem em má hora.

Pesquisa
A nicotina pode permanecer nas superfícies por meses depois da fumaça ter se dissipado. Um grupo de cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, analisou os resíduos encontrados no táxi de um motorista fumante e descobriu uma quantidade muito grande de produtos químicos danosos, incluindo o cancerígeno NNK. Segundo o site da New Scientist, o NNK é produzido quando a nicotina entra em contato com o ácido nítrico do ar.

Para testar a teoria, os cientistas sujaram com fumaça de cigarro algumas folhas de papel e depois expuseram elas a ácido nítrico. Foram encontradas as mesmas substâncias do táxi. Segundo Hugo Destaillats, o chefe da pesquisa, a nicotina pode permanecer nas superfícies por meses depois da fumaça ter se dissipado. O grande perigo é para as crianças pequenas, que se arrastam pelo chão e podem acabar absorvendo as substâncias. Para Destaillats, a solução é não fumar mais no carro ou em casa, só em lugares abertos.

Fonte: Revista Galileu

Anúncios
comentários
  1. Marco disse:

    Srs.
    Gostaria de saber qual o processo correto para transformar Bitucas de Cigarros em Produto Anticorrosivo.

    Aguardo e obrigado
    Marco

  2. Andrew disse:

    Marco, vai ter que procurar. Infelizmente, não temos essa informação. 1 abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s