Os benefícios do Limão

Publicado: 25/05/2010 por Elisa em Atualidades, Saúde
Tags:, , ,

:: Por Ana Elizabeth Diniz ::

Pode parecer milagre, mas não é. O limão é uma fruta maravilhosa que pode ser encontrada em praticamente todas as partes do mundo e vem sendo usada com inúmeras finalidades medicinais e preventivas. Seu princípio ativo é usado na aromaterapia, e seu suco, em fórmulas cosméticas. Refrescante, ele reduz a temperatura corporal, o que o torna excelente no verão. Já pensou em uma limonada suíça bem geladinha agora?

Segundo o médico Apollinaire Dschoutezo, formado pela universidade aberta de medicinas complementares do Sri Lanka em naturopatia e homeopatia clínica, os principais minerais presentes nas diferentes partes do limão são: sílica, cálcio, ferro, manganês e cobre. É rico também em vitaminas B1, B2 e B3 e recomendado na prevenção de doenças do sistema nervoso.

Cerca de 7% do suco do limão é composto pelos ácidos cítrico e ascórbico (vitamina C). “Isso explica por que o limão ganhou a reputação secular de prevenir o escorbuto. Tais ácidos do limão interferem no bom funcionamento das glândulas endócrinas e evitam hemorragias, tão comuns em diabéticos e pessoas da terceira idade”, diz o médico. O médico ensina que o limão, por sua riqueza em sais minerais e em ácido cítrico, tem a propriedade de manter as células jovens, oxigenadas e ativas. Devido ao seu teor de vitamina PP (niacina – componente de coenzimas relacionadas às enzimas respiratórias e vasodilatadoras), é um alimento recomendado na prevenção de problemas cardiovasculares, pois protege as artérias.

“O limão é reconhecido milenarmente como um antibiótico e antisséptico intestinal. Tomado em jejum e de forma diluída, cicatriza os tecidos intestinais e elimina a putrefação. Na Índia, o suco de limão é a bebida sagrada do desjejum matinal, agindo como agente de purificação, regulação e antídoto de envenenamento ou intoxicação”, ensina ele.

Sua ação laxante regula os intestinos, esteja ele solto ou constipado. E ainda, com seu poder adstringente, reduz a formação dos gases intestinais. Dessa forma, evita o inchaço do estômago e dos intestinos”, revela Apollinaire. Rico em enzimas e sais minerais, depois de uma refeição pesada, é recomendado que se tome suco fresco de limão diluído num chá digestivo ou água morna para acelerar o fogo da digestão e a desintoxicação. O consumo regular e correto do limão irá facilitar a liberação dos excessos de gordura corporal, assim como evitar a formação de tais depósitos.

O médico explica que o limão neutraliza e ajuda na expulsão de toxinas. “Com essa ação desintoxicante e digestiva, é indicado também para estimular os sistemas cardiovascular e respiratório. Seu suco ajuda a reduzir a viscosidade do sangue de pessoas hipertensas ou com históricos de colesterol ou triglicérides elevados. Portanto, o limão é um hipotensor natural”.

O limão é ainda recomendado na prevenção e tratamento de disfunções hepáticas e pancreáticas. O médico ressalta que o consumo diário é indicado em casos de esteatose (fígado gorduroso). “Ele tem função reguladora sobre o pâncreas e, por isso, é recomendado na prevenção de diabetes. É ainda usado no tratamento de disfunções do trato urinário, pois é um dos melhores diuréticos que existem. O consumo diário evita a formação de cálculos (renais e vesicais), como de aglomerados de células como cistos e tumores”.

Já existe até citroterapia (terapia do limão) que, acreditam seus defensores, pode ajudar a parar de fumar, melhorar a disposição mental, as habilidades de inteligência, o sono, o bom-humor matinal e combater a insônia. Mas, como se sabe, qualquer alimento em excesso se torna prejudicial. Dschoutezo faz um alerta: “O limão, quando consumido de forma errada, pode causar desmineralização e até anemia. Use-o acompanhado de frutas, folhas, legumes, feijões, raízes e sementes”.

Curiosidades:

  • O maior limão conhecido pesava 2,83 kg.
  • Para limpar objetos de prata, esfregue-os com cinza de cigarro e suco de limão.
  • Elimine as manchas de ferrugem em tecidos esfregando limão e sal no local. Coloque a peça no sol até secar e lave com sabão. 
  • Na Índia, a mulher escolhia o futuro marido fazendo-lhe uma estranha declaração de amor: atirava-lhe um limão. – Amacie as cutículas da unha com suco de limão.
  • Se o móvel de madeira manchou com tinta de caneta, lave imediatamente com água fria e depois esfregue com suco de limão.

Dicas úteis

Sabedoria popular é indicada até hoje

O limão (Citrus limonum) foi introduzido pelos árabes na Europa e possui inúmeras aplicações terapêuticas. O óleo essencial, diz a farmacêutica Mariana Fonseca Nogueira de Almeida, é utilizado localmente como antifúngico. Na aromaterapia, também atua como ativador do sistema imunológico. Mas ela faz um alerta: “é fundamental a remoção completa de qualquer resquício do limão antes de se expor ao Sol, o que poderia causar sérias queimaduras”.

Mariana dá algumas dicas. Para acne e oleosidade na pele, acrescentar o suco do limão a uma colher (de sopa) de açúcar, espalhando suavemente sobre a região. Para caspa, aplicar o suco de limão diretamente no couro cabeludo, deixando agir por cerca de três minutos e lavando em seguida. Para clarear a pele, esfregar o bagaço do limão; para mau hálito, faça um gargarejo com água morna e suco de meio limão.

Outra receitinha básica, ensina a farmacêutica, é para a queda de cabelo: parta um limão ao meio. Esfregue o seu suco em todo o couro cabeludo já lavado. Deixe de 20 a 30 minutos e enxágue com água abundante. Esse tratamento poderá ser feito semanalmente.

Mariana diz que o suco (coado) de meio limão acrescido de uma xícara de chá de água filtrada ou mineral é uma excelente loção refrescante. É só aplicar no rosto com algodão, evitando a área próxima aos olhos, para não ressecá-la. Se o limão causar irritação à pele, aumente a quantidade de água para duas xícaras. (AED)

Receitas geladas

Mousse – Junte uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e a mesma medida de suco de limão. Bata tudo no liquificador, enfeite com raspinhas de limão e sirva bem gelado Bebida – Uma xícara e meia (chá) de melancia picada, dez bolas de sorvete de limão, uma xícara (chá) de vinho espumante. Bater no liquidificador a melancia e o sorvete de limão até ficar homogêneo. Em um recipiente junte o vinho espumante e sirva em taças

 Torta – Misture um pacote (200g) de biscoito tipo Maria triturado e 100g de manteiga. Distribua essa farofa na forma e coloque para assar. Misture a parte, uma lata de leite condensado, meia lata de suco de limão e uma lata de creme de leite. Misture tudo e jogue sobre a massa. Gele.

Refrescante – pegue duas bolas de sorvete de limão (200 g) (foto), acrescente l50 ml de suco de limão e oito folhas de hortelã ou manjericão. Bata no mixer. Se quiser ousar, substitua o suco de limão por laranja, abacaxi. (Dica de Andréa Manetta)

Fonte: O Tempo

Anúncios
comentários
  1. Luciele disse:

    gosto muito desses comentários sobre coisas naturais sempre que posso eu estuo lendo pesquisando e procuro fazer amei bjs

  2. Clara disse:

    Maluco esse médico, tenho problema de gastrite , fui ler esta reportagem ..tomei uma limonada suíça estou quase morrendo por isso! deveriam tirar isso da internet.

  3. Kakao Braga disse:

    Clara, se você gastrite deve ser precavida e não tomar limonada suíça ou algo que o valha. Como tudo na vida é importante a gente usar a inteligência. Se a pessoa tem intolerância a lactose, por exemplo, não vai beber leite, né? As matérias são feitas para que se tenha uma idéia do que existe por aí e o que pode ser feito, mas não quer dizer que possa utilizar sem averiguar se, para o seu caso, pode ou deve ser usado. OK. Abraços

  4. Rita de Cassia Patriota disse:

    O limão é uma fruta muito procurada no uso culinário!

  5. Denilson disse:

    Eu tinha muita AZIA, gastrite, depois que comecei a tomar regularmente o suco de limão, minha gastrite se foi e faz muito tempo que nao sinto AZIA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s