Aprovação do plano de banda larga, pelo governo, permitirá que classes C e D usufruam da tecnologia que reduz custos de chamadas DDD e DDI em até 90%
Como previsto no Plano Nacional de Banda Larga, em quatro anos, 40 milhões de domicílios deverão ter acesso à internet rápida, ou seja, o número de residências com o serviço que será disponível numa velocidade igual ou superior a 512 kbps irá quadruplicar.
Essa nova realidade é o início da democratização do serviço de Voz sobre IPI já que o acesso restrito a internet rápida era o principal desafio para a difusão dessa tecnologia. Afinal de contas, possuir banda larga é um pré-requisito para que a conversa se dê pela rede.
O que supostamente era restrito as classes A e B se tornará acessível às outras camadas da sociedade, uma vez que o foco do PNBL é expandir o acesso a internet para as classes C e D, contribuindo para a popularização do serviço VoIP, que também chegará as pequenas e médias empresas.
A principal vantagem da tecnologia VoIP é o custo e a economia que o serviço proporciona. A Matrix IDC & Telecom, provedora de soluções em telecomunicações, calcula que os serviços de telefonia de voz sobre IP reduz custo de até 90% em ligações DDD e DDI sem perder a qualidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa