Estudo mostra que Miscigenação pode influenciar atratividade

Publicado: 03/05/2010 por Elisa em Atualidades, Saúde
Tags:

Um estudo amplo feito por Michael Lewis da Universidade de Cardiff, Reino Unido, coletou dados de mais de 1,2 mil indivíduos de diversas origens étnicas. Essas pessoas – homens e mulheres – analisaram e hierarquizaram as fotos uns dos outros. O resultado foi que pessoas que pareciam ter maior nível de miscigenação racial – sem traços que definissem apenas uma origem – foram indicadas como as mais atraentes.

“Pesquisas anteriores, em menor escala, sugerem que as pessoas com traços de miscigenação são percebidas como mais atraentes. Nosso estudo ampliou a gama de indivíduos entrevistados e chegou a resultados similares”, diz Lewis. O estudo, comenta o pesquisador, vai além do que somente medir a atratividade das pessoas.

Os dados poderiam ajudar a validar um fenômeno biológico de base darwinista chamado heterose, que diz que descendentes de pais com heranças genéticas mais plurais são mais saudáveis e com melhor capacidade de adaptação.
Entendendo a heterose como um efeito biológico universal, seria possível, então, que esse fenômeno influenciasse a opinião das pessoas sobre o sexo oposto e explicasse por que as pessoas mais miscigenadas seriam mais atraentes, de uma forma geral, dizem os pesquisadores.

Esse tipo de fenômeno também garantiria maior resistência contra doenças diversas, especialmente as de influência genética. As doenças monogênicas – que afetam um único gene – são exemplo disso. Além dessas há também doenças causadas por alterações polissômicas e cromossômicas.

“Os resultados parecem confirmar que pessoas com uma herança genética mais diversa são percebidas como mais atraentes do que aquelas com cargas genéticas menos variadas. Isso confirmaria uma tendência a heterose humana”, afirma Lewis. Mas isso, claro, é apenas um fator, dentre diversos, que levam ao complexo processo que são as relações humanas.

Fonte: Portal O que eu tenho?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s