Excesso de limpeza estimula alergias

Publicado: 16/04/2010 por Elisa em Atualidades, Saúde
Tags:,

O número de ocidentais com alergia triplicou nos últimos 30 anos. Os estudiosos apontam a limpeza excessiva, que salvou muitas vidas nas últimas décadas, seria também a responsável pelas alergias. Segundo a revista ScienceDaily as alergias se tornaram um problema generalizado nos países desenvolvidos: febre do feno, eczema, urticária e asma são cada vez mais prevalente.  O motivo? Excesso de limpeza é a culpa de acordo com o Dr. Guy Delespesse, professor da Université de Montréal Faculdade de Medicina.

As alergias podem ser causadas por história familiar, a poluição do ar, alimentos processados, stress, tabagismo, etc. Mas a nossa exposição limitada às bactérias preocupa o médico Delespesse, que também é diretor do Laboratório de Pesquisa em Alergia Centro Hospitalar de l’Université Montréal.

“Há uma relação inversa entre o nível da higiene e da incidência de alergias e doenças auto-imunes,” diz Delespesse. “Quanto mais o ambiente estéril, a criança vive em, maior o risco que ele ou ela irá desenvolver alergias ou um problema imunológico em sua vida.”

Em 1980, 10% da população ocidental sofriam de outras alergias. Hoje, é 30%. Em 2010, um em cada 10 crianças tem asma e a taxa de mortalidade resultante desse mal aumentou 28% entre 1980 e 1994.

“Não é só prevalência, mas a gravidade dos casos”, diz o médico. “Regiões em que as condições sanitárias mantiveram-se estáveis também mantiveram um nível constante de alergias e doenças inflamatórias.”

“As alergias e outras doenças auto-imunes como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla são o resultado do nosso sistema imunológico se voltando contra nós”, diz Delespesse.

Por que isso acontece? “As bactérias em nosso sistema digestivo são essenciais à digestão e serve também para educar o nosso sistema imunológico. Elas ensinam como reagir às substâncias estranhas. Esta continua a ser uma chave para o desenvolvimento do sistema imunológico de uma criança.”

Embora a higiene é reduzir a nossa exposição a bactérias nocivas que também limita a nossa exposição a microorganismos benéficos. Como resultado, a flora bacteriana do nosso sistema digestivo não é tão rica e diversificada como costumava ser.

Delespesse recomenda probióticos para enriquecer a nossa flora intestinal. Os probióticos são bactérias intestinais que têm um impacto benéfico sobre a saúde. Eles têm sido usados por décadas para fazer iogurte. Os probióticos têm um efeito comprovado no tratamento da diarréia, e estudos são cada vez mais a conclusão benefícios semelhantes para o sistema imunológico e alergias.

“O consumo de probióticos durante a gravidez pode ajudar a reduzir alergias na criança”, diz Delespesse.”Eles não são uma solução milagrosa, mas eles são um dos muitos elementos que melhoram a nossa dieta e nossa saúde.”

Anúncios
comentários
  1. romildo de souza disse:

    estou com estes sintomas ,que tenho que fazer para melhorar

  2. Andrew disse:

    Romildo, procure um especialista na área. Boa sorte, Bro.

  3. lucia disse:

    me ajudou abrir os olhos essa noticia pois sou muito exagerada na egiene.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s