O número de ocidentais com alergia triplicou nos últimos 30 anos. Os estudiosos apontam a limpeza excessiva, que salvou muitas vidas nas últimas décadas, seria também a responsável pelas alergias. Segundo a revista ScienceDaily as alergias se tornaram um problema generalizado nos países desenvolvidos: febre do feno, eczema, urticária e asma são cada vez mais prevalente. O motivo? Excesso de limpeza é a culpa de acordo com o Dr. Guy Delespesse, professor da Université de Montréal Faculdade de Medicina.
As alergias podem ser causadas por história familiar, a poluição do ar, alimentos processados, stress, tabagismo, etc. Mas a nossa exposição limitada às bactérias preocupa o médico Delespesse, que também é diretor do Laboratório de Pesquisa em Alergia Centro Hospitalar de l’Université Montréal.
“Há uma relação inversa entre o nível da higiene e da incidência de alergias e doenças auto-imunes,” diz Delespesse. “Quanto mais o ambiente estéril, a criança vive em, maior o risco que ele ou ela irá desenvolver alergias ou um problema imunológico em sua vida.”
Em 1980, 10% da população ocidental sofriam de outras alergias. Hoje, é 30%. Em 2010, um em cada 10 crianças tem asma e a taxa de mortalidade resultante desse mal aumentou 28% entre 1980 e 1994.
“Não é só prevalência, mas a gravidade dos casos”, diz o médico. “Regiões em que as condições sanitárias mantiveram-se estáveis também mantiveram um nível constante de alergias e doenças inflamatórias.”
“As alergias e outras doenças auto-imunes como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla são o resultado do nosso sistema imunológico se voltando contra nós”, diz Delespesse.
Por que isso acontece? “As bactérias em nosso sistema digestivo são essenciais à digestão e serve também para educar o nosso sistema imunológico. Elas ensinam como reagir às substâncias estranhas. Esta continua a ser uma chave para o desenvolvimento do sistema imunológico de uma criança.”
Embora a higiene é reduzir a nossa exposição a bactérias nocivas que também limita a nossa exposição a microorganismos benéficos. Como resultado, a flora bacteriana do nosso sistema digestivo não é tão rica e diversificada como costumava ser.
Delespesse recomenda probióticos para enriquecer a nossa flora intestinal. Os probióticos são bactérias intestinais que têm um impacto benéfico sobre a saúde. Eles têm sido usados por décadas para fazer iogurte. Os probióticos têm um efeito comprovado no tratamento da diarréia, e estudos são cada vez mais a conclusão benefícios semelhantes para o sistema imunológico e alergias.
“O consumo de probióticos durante a gravidez pode ajudar a reduzir alergias na criança”, diz Delespesse.”Eles não são uma solução milagrosa, mas eles são um dos muitos elementos que melhoram a nossa dieta e nossa saúde.”
estou com estes sintomas ,que tenho que fazer para melhorar
Romildo, procure um especialista na área. Boa sorte, Bro.
me ajudou abrir os olhos essa noticia pois sou muito exagerada na egiene.