Margarina e Creme Vegetal: crise de identidade

Publicado: 08/04/2010 por Elisa em Atualidades, Saúde

Nem sempre nas gôndolas do supermercado, dá para perceber a diferença entre Margarina, Creme Vegetal e Manteiga. Segundo o Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, de sete marcas que se denominam margarinas, apenas uma de fato o é.  A constatação foi que a maioria não tem gordura o suficiente para se denominar assim. O órgão avaliou 15 produtos: sete marcas de margarina tradicional e três light, quatro de creme vegetal tradicional e uma light, sem sabor e com sal.

No mercado brasileiro, creme vegetal e margarina são considerados como se fossem o mesmo produto. O órgão alerta para o fato de a forma como os produtos são identificados nas embalagens deixar os consumidores em dúvida sobre a diferença entre manteiga, margarina e creme vegetal. “Os fabricantes confundem o consumidor, pois, em um momento, definem o produto como margarina, em outro como creme vegetal. Há até produtos ambivalentes: são ‘margarina’ em uma parte do rótulo, ‘creme vegetal’ em outra”, destaca em nota oficial.

Nem o Ministério da Agricultura (que estabelece normas sobre margarinas), nem a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) têm regras claras sobre o limite que separa margarina de creme vegetal. A legislação sobre margarina no Brasil está a cargo do Ministério da Agricultura, que define que o produto deve ser classificado “de acordo com o teor de lipídios totais”. Mas não estipula quais seriam os teores para as classificações. Ela até estabelece um limite máximo de gorduras, mas não o mínimo. Já a legislação a respeito de cremes vegetais está a cargo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) e faltam regras claras de classificação. Ou seja, o consumidor fica desorientado ao escolher os produtos disponíveis no mercado.

O que é mais saudável?

Antigamente as margarinas eram indicadas como mais saudáveis do que a manteiga por ter menos gordura saturada e colesterol, mas foram duramente atacadas pela onda do combate à gordura trans. Agora, a maioria dos produtos já apresenta níveis muito baixos de gordura trans.

Com relação aos produtos light, foi comprovado que eles realmente têm menos gordura, tanto total quanto saturada, do que suas versões originais.

As diferenças entre os produtos

Margarina – Feita principalmente à base de gordura vegetal (a mais saudável), com um pouco de gordura animal (até 3%). Tem maiores teores de gordura (no mínimo 80% de gordura total) são mais indicadas para uso culinário.

Creme vegetal – Feito apenas com gorduras vegetais, tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas. Se você quer emagrecer ou simplesmente precisa reduzir a ingestão de gorduras, essa é a melhor opção para passar no pão. Mas não é recomendável para uso culinário.

Manteiga – Feita de gordura de origem animal (por ser um derivado do leite), ela é rica em gordura saturada e colesterol, por isso deve ser consumida com bastante moderação. Ela também é rica em vitamina A.

Fonte: Proteste

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s