Neuroeconomia: Como as emoções interferem nas decisões financeiras

Publicado: 06/04/2010 por Elisa em Atualidades, Psicologia & Comportamento
Tags:,

Seja em momentos de crise ou prosperidade, a economia sempre assume um papel preponderante na vida moderna, não apenas nas movimentações financeiras da bolsa de valores, como também no dia a dia, desde comportamentos de consumismo excessivo até endividamentos gerados pela falta de controle e habilidade na gestão das finanças domésticas.

O fato é que as emoções interferem diretamente nas tomadas de decisão e escolhas quando o assunto é dinheiro. A incerteza, medo, ansiedade, excesso de confiança ou mesmo o chamado feeling, podem levar a atitudes precipitadas e a adoção de estratégias erradas. E é aí que entra a chamada Neuroeconomia, um estudo detalhado das emoções sob a análise financeira. O termo, ainda pouco conhecido, refere-se à aproximação dos estudos da economia com os da psicologia e da neurociência.

Nas últimas décadas o estudo das funções do cérebro humano tem esclarecido muitas facetas do nosso comportamento. As descobertas das neurociências têm proporcionado inúmeras aplicabilidades quer seja na biologia, na medicina, na filosofia, na pedagogia ou na psicologia. Há aproximadamente três décadas, alguns psicólogos começaram a pesquisar como as emoções distorcem nossas percepções, assim como nossa capacidade de fazer cálculos. Desde então, o interesse pelo tema da relação entre o cérebro e a vida financeira tem crescido exponencialmente, gerando uma disciplina específica dentro das ciências que estudam o cérebro e o comportamento humano: a Neuroeconomia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s