IBGE constata que Brasileiro prefere assistir a TV a fazer exercício físico

Publicado: 31/03/2010 por Andrew em Atualidades, Psicologia & Comportamento, Saúde
Tags:, ,

Na última quarta-feira, dia 31, o Ministério da Saúde informou que mais de 40% dos brasileiros passam mais de três horas de seu tempo de lazer assistindo à televisão e que apenas 28,2% das pessoas utilizam o tempo livre para fazer exercícios físicos.

Segundo levantamento do ministério as mulheres são mais sedentárias do que os homens. Das entrevistadas, 44,8% afirmaram que passam mais de três horas por dia em frente à TV, contra 40,9% dos homens. Só 21,9% das mulheres afirmaram praticar atividade física, enquanto 35,1% dos homens disseram que se exercitam diariamente.

O ministro José Gomes Temporão, alerta que esse dado é “preocupante”. Ele diz que as pesquisas mostram mudança do padrão alimentar da família brasileira e o sedentarismo levam ao aumento de peso e a obesidade como fator fundamental do desenvolvimento de doença crônica –diabetes hipertensão arterial, câncer, doenças que impactam diretamente na qualidade de vida e perfil de mortalidade.

Cerca de 59,5 milhões de pessoas (31,3% da população) afirmaram ter pelo menos uma doença crônica no Brasil em 2008, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Rio. Temporão disse ainda que “é preciso relativizar esses dados porque o balanço é feito a partir de entrevista feita com cada indivíduo. Ou seja, não há nenhum grau de avaliação medica ou clínica para comprovar. É uma auto referência das pessoas.”

Fonte: Folha Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s