Rompimento de Iceberg gigante pode alterar correntes marítimas

Publicado: 02/03/2010 por Kakao Braga em Atualidades, Meio Ambiente
Tags:,

Foto: Agência EFE

Pesquisadores australianos divulgaram que um iceberg gigante medindo cerca de 2,5 mil quilômetros quadrados se desprendeu da geleira Mertz, na Antártica Oriental e está flutuado na região na altura da Tasmânia, ao sul da Austrália. O tamanho do iceberg equivaleria a quase duas cidades de São Paulo ou aproximadamente a metade do Distrito Federal.

Os estudiosos alertam que a grande massa de gelo poderá bloquear uma região que produz um quarto de toda a água densa e gelada do mar e assim causar alterações nas correntes marítimas do planeta. A interrupção no fluxo normal dessas águas geladas afetaria as correntes oceânicas e os padrões do clima ao longo dos anos. Por consequência, o inverno ficaria mais rigoroso no Atlântico Norte, por exemplo.

“Esta área é responsável por cerca de 25% de toda a produção da água de baixo na Antártica e, portanto, irá reduzir a taxa de circulação de cima para baixo”, afirmou Neal Young, glaciologista do Centro de Pesquisa de Ecossistemas e Clima Antártico na Tasmânia, se referindo as mudanças que podem acontecer.

Pinguins e outros animais podem sofrer as consequências.

“Você não irá ver isso imediatamente, mas haverá efeitos corrente abaixo. E também haverá implicações para os pinguins e outros animais selvagens que normalmente usam esta área para alimentar-se”, completou Young.

Segundo os pesquisadores, o iceberg em questão se deslocou após a colisão com outro iceberg mais antigo e ainda maior, o B-9B, que se rompeu em 1987. A geleira de Mertz, caracterizada como em espécie de língua na ponta do continente antártico já está quase quebrada. “Ela está pendurada como um dente frouxo”, disse outro glaciologista, o francês Benoit Legresy. “Se os icebergs ficarem nesta área, eles podem bloquear a produção desta água densa”, acrescentou Legresy.

Fonte: Apolo11 – http://www.apolo11.com/b15a.php?posic=dat_20100301-140436.inc

Anúncios
comentários
  1. Não a o que se falar mas sim oque se fazer parecemos um casal de namorados quando acaba oque se dizer está na hora de agir coragem Brasil!

    Juvenal Sandro Bispo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s