Pare de pensar como águia e trabalhe mais como galinha

Publicado: 17/02/2010 por Kakao Braga em Atualidades, Psicologia & Comportamento
Tags:, , , ,

Por Maurício Góis

Todo mundo diz que a águia é o símbolo da excelência e a galinha é o exemplo da incompetência e covardia. Coitada da galinha no mundo dos negócios! Há muitas histórias motivacionais que colocam a águia lá em cima, nas nuvens do sucesso e do entusiasmo. A mais conhecida delas é a da águia filhote que caiu num galinheiro e, de tanto viver entre as galinhas, acabou por pensar e agir como uma delas até o dia em que bateu as asas da autodescoberta e voou para os céus da realização. No mundo corporativo, a águia é nota cem, e a galinha é o ponto zero. Mas eu quero aproveitar esse momento para ressuscitar a dignidade da galinha. Na arte de administrar uma empresa, dirigir equipes e ser um profissional, não há vantagem alguma em ser águia. Vamos analisar nove razões:

  1. Muita gente diz que a águia é o símbolo do sucesso porque  não vive em bandos. Ora, e qual é a vantagem disso? O que se prega com essa ideia é que o trabalho em equipe não tem valor e que precisamos ser individualistas. Sua equipe pensa como bando? Ótimo, é a sua oportunidade de transformar bandos em grupos, grupos em turmas, turmas em equipes e equipes em times. Ser galinha é pensar com o espírito de “estar junto” e jamais se debandar. Ponto para a galinha!
  2. Sim, a águia ensina seus filhotes a voar. E sabe qual é o método dela? A violência. Que raio de didática é essa que pega um filho e leva-o ao alto de uma montanha com o aviso “voe ou morra”? Já a galinha ensina seus filhotes a andar e usa um método muito moderno: ela vai à frente e seus pintinhos a seguem. Nesse sentido, a galinha pode ser o símbolo da liderança, do treinamento e da educação corporativa. Joe Baker dizia que liderar é você ir à frente e levar seu pessoal a um lugar em que eles jamais iriam sozinhos. Viva a galinha!
  3. A águia é citada como o símbolo do poder porque ela vê de cima. Ora, visão, missão, concentração e ação são os quatro “ãos” das pessoas fabricantes de resultados. E a visão é o sustentáculo de qualquer negócio. Mas, hoje, é preciso ter uma visão sextavada, ou seja, é necessário olhar de cima, de baixo, do lado direito, do lado esquerdo, por trás e pela frente. E olhar para frente é fazer exercícios de futurologia apostando no que poderá vir a ser. Olhar para trás é prever o que os concorrentes poderão fazer depois que você lançar seu produto ou serviço revolucionário e assim por diante. A águia só vê de cima, e a galinha só vê de baixo. Nesse item, é zero para as duas.
  4. Para muitos publicitários, a galinha continua ainda a ser um dos símbolos do marketing. Ela produz um produto de excelente qualidade e anuncia para todo mundo que ele existe: o ovo, símbolo da embalagem perfeita. Já a águia faz tudo escondido.
  5. Quem foi que disse que a águia, ao completar 40 anos, fica com as garras flexíveis e não consegue mais pegar suas presas? Quem afirmou que ela, por ficar com as asas envelhecidas, vai ao topo de uma montanha e lá fica 150 dias se automutilando num duro processo de reconstrução? Você já consultou um ornitólogo? Pois bem, a
    automutilação em animais acontece em situação de grande estresse ou doenças de pele, mas não para renascimento do que se era antes. A velhice, pelo menos até agora, é inevitável para homens e bichos.
    Mas para os inventores de parábolas motivacionais tudo faz sentido, pois o importante é manipular a imaginação seduzida. Há pessoas afirmando que, durante os 150 dias em que a águia fica na montanha
    renovando o bico, remoçando as penas e recriando sua nova natureza, as outras águias do bando a alimentam. Ora, mas não se prega que a águia não vive em bando? Caramba! Vou bater palmas para a galinha. Ela é mais sincera, é o que é e pronto.
  6. Sabe os três pontos que a águia tem sobre a galinha? O folclore, a cultura e a linguagem. Se você ouvir alguém dizer que “aquele homem é galinha”, por certo decodificará um significado diferente do que se ouvisse “aquela mulher é galinha”. Está aí uma das poucas vantagens da águia sobre a galinha: a linguística. Grande coisa! Você gosta mais de cachorro ou de gato? Mas prefere que eu lhe diga que você é um cachorro ou que é um(a) gato(a)? O marketing, as vendas e o sucesso não vivem dos conflitos entre significantes e significados.
  7. A galinha é um dos ícones do carinho, afetividade e amor. Aquela história de uma galinha que, num incêndio, foi encontrada morta com as asas em cima de seus pintinhos vivos deve ser apenas uma ilustração, mas pode ser verdade. O caráter/instinto da galinha é capaz de tal façanha, e o lema da águia é “salve-se quem puder”.
  8. A galinha é o símbolo da prestação de serviço. Aliás, ela presta serviço enquanto está viva, ao botar ovos, e, quando morre, beneficiando-nos com sua carne. Há algum açougue que vende ovo e carne de águia? Um bom profissional imita a galinha: quando o cliente está vivo, o gerador de lucros oferece bons produtos e serviços e, quando o cliente  “morre”, isto é, deixa de ser cliente, ele dá seu sangue para recuperá-lo.
  9. A ideia de que a galinha é o símbolo do envolvimento, e não do comprometimento, não é verdade. Prega-se por aí que o boi (alguns dizem que foi o porco) abriu uma empresa com a galinha, mas ela não foi para frente porque, enquanto a galinha botava um ovo, o boi dava o sangue, ou seja, se comprometia. Ora, quem disse que se comprometer é morrer? Morrer pela empresa não é a questão, desafiador mesmo é viver por ela. Uma galinha de fazenda bota um ovo de boa qualidade e volta no outro dia para botar outro – e garanto que ela nunca ouviu falar de kaizen, just in time e círculos de controles de qualidade.

    Bem, depois de reler este meu artigo, tomei uma decisão: confesso que não tenho vocação alguma para soltar a franga, mas vou despertar a galinha que existe dentro de mim. É uma das opções que eu encontrei para voar como uma águia.

(artigo de Maurício Góis originalmente publicado na revista Venda Mais)

Veja também Metafora da Águia e da Galinha

Anúncios
comentários
  1. Marcus disse:

    Fantastico sua defesa, tá mais pra um bom advgado e conseguirá até soltar o
    Arruda, me convenceu, parabens!

  2. joão paulo disse:

    estas águias sõ muitos perigosas príncipalmente para os passaros

  3. joão paulo disse:

    estas águias são feras do ar e elas são muitos rapidas no atack.

  4. Andrew disse:

    João, as águias e os pássaros fazem parte da natureza. Toda a cadeia natural tem predadores. O que acha do homem? O homem é muito perigoso para os outros animais: vacas, pássaros, frangos, peixes. Sem contar que colocamos os animais em jaulas. Muitos ainda caçam animais no África. Produzimos vários agentes químicos. Sabe quantas bombas atômicas existem na Terra? 70 mil. Sabe quantas são necessárias para acabar com o planeta? Apenas 5. Ou seja, o homem quer não só acabar com a Terra, mas com os outros planetas também, com o nosso Sol e com a Via Láctea. E, vc diz que as águias são perigosas?

  5. ricardinho disse:

    A sua visão e ponto de vista é otima no ramo de negócios,no entanto a produtividade não pode parar e anúncio do seu produto de que ser constante,como faz a galinha gritando e chamando a atenção de todos qdo põe um ovo.A medida em que ela deixa de ser produtiva,fica no terreiro só comendo,sendo vista pelo seu produtor e engondando sem fazer nada.Como todo mundo sabe, galinha gorda ,rapidinho vai pra panela.Cuidado!…,falou,um abraço de um fã de AGUIA.

  6. EMANUELA disse:

    RAPAZ, DEPOI DESTA…PARABÉNS!!!!qUE VIVAM AS GALINHAS E SEUS OVOS DE OURO, OU NÃO!!!!

  7. Celi da Costa disse:

    muito engraçado, me fez rir muito!!!!!
    parabens

  8. queiroz disse:

    Costumo dizer que a forma como olhamos o mundo é, a forma como vamos encarar o mesmo, para vivermos neste mundo capitalista temos que viver conforme ele nos direciona, afinal de conta é uma ilusão que criamos e, que temos que conviver com esta ilusão sem precedente.
    Em relação a águia quero dizer que ela pertence ao mundo dos animais mais exatamente ao das aves como vcs já conhece.em uma empresa se coloca uma pessoa que se destaca em meio aos demais e sempre se faz referência a alguém ou a um animal para despertar o grupo que está desmotivado para que o mesmo possa gerar resultados positivos sem perder de vista o seu foco, o qual não se encontra no passado nem no presente mas no futuro.Recentemente estive pesquisando os pérfis de funcionários que as empresas desenjam. E sabe qual o que elas querem? querem funcionários que além de resolver problemas já existente, querem que as mesma possam gerar problemas que possivelmente possam surgir.
    Portanto a águia é o símbolo de planejamento inredutivel.

  9. sandra dos santos rocha disse:

    Uma médica falou que minha sobrinha era uma águia criada por galinha. Agora que eu entedi o porquê .

  10. Junior Brasil disse:

    Discordo plenamente quando diz que a águia não tem vantagem alguma na arte de administrar uma empresa, dirigir equipes e ser um profissional.
    Mas acho as suas observações interessantes, aliás eu também já fiz algumas dessas observações. E acho que isto está muito longe de desqualificar a águia tal como pensa. É muito simples: “Águia voa longe, galinha não voa.” É um apelo simbólico bastante válido para seres humanos, principalmente no nosso mundo capitalista, onde comercialização e destaque não podem parar e infelizmente ninguém sobrevive por honestidade ou fazendo tudo certinho (e praticamente todos os negócios grandes e promissores têm disso).
    Infelizmente ainda não podemos mudar esta realidade. O mundo dos negócios é pra quem quer voar, como se fosse uma águia na versão humana, e não pra quem quer permanecer no chão, na falta de desafio, como galinha. Logo, reforço: há um claro equívoco dizer que a águia não tem vantagem alguma quando se fala do mundo profissional. Nada melhor do que um gestor/trabalhador tipo águia, não há símbolo melhor do que a águia pra ilustrar isso. Uma grande verdade é que a maioria não tem (nem quer lutar pra ser) coragem pra ser como uma águia, e arruma aí procura ressaltar as qualificações da galinha, que continua abaixo da águia.
    Pra finalizar, também é óbvio que águia e galinha têm seus pós e contras. Eu particularmente acho que a galinha representa melhor uma pai de família ou uma mãe que trabalha em qualquer coisa a seu alcance só para poder manter o sustento dos filhos – não há aquela clara preocupação com a carreira.

  11. Dr Eugênio Fontes disse:

    Cito aqui três das características mais exaltadas em águias, e que têm muito valor no mundo da administração e na vida profissional (a vida de desafios e conquistas):

    1. O símbolo do sucesso não se deve exatamente a ser individualista, mas ao diferencial, pelo divergente e notório, pelo que faz diferença, pelo que inova, pelo que muda, que pode se dar ao luxo de caçar o desafio maior sozinho…
    2. Pegar um filho e levá-lo ao alto de uma montanha com o aviso “voe ou morra”? Ok. No mundo dos negócios tem muito disso, uai. Se o coitadinho do jovem é águia (ou pretende ser) ele tem que passar na prova do mundo. E ninguém melhor que a mãe (ou pai) pra se preocupar com isso. Já pensou no que o mundo pode nos reservar se nos acomodarmos no berço e não querermos dele sair? E que o tempo corre contra nós? Mundo é mundo e ponto.
    Mesmo que o método seja violento, é por pura necessidade, porque quem está destinado a ser águia vai ter que encarar a dificuldade, a violência (ou desafio, pra soar melhor né rs) no futuro que a guarda. E vale a pena porque no final torna-se um vencedor, ganha-se aquele espírito majestoso, independente, conquistador, pronto para criar e descender outros da sua espécie.
    3. A águia vê de muito longe, inclusive vê coisas pequenas que muitos nem de perto reparam, e a visão dela é bem ampla, já que é do alto. Isto lembra a questão de enxergar oportunidades no mundo do negócio.
    Citei só três, entre os mais interessantes. São muito óbvias do meu ponto de vista. Nem acredito que conseguiram se equivocar tanto com a águia…

    E tem mais: não existe somente uma espécie de águia, e cada uma possui suas peculiaridades. Há outras águias, entre gaviões, falcões, harpias… De modo geral, referimos a todas estas aves de rapina como se fossem águia, especialmente pelo instinto corajoso delas.

    Boa sorte a todos!

  12. lea disse:

    Resumindo acredito que devemos ser como águia no mundo empresarial e agir como galinha no mundo familiar certo?!

  13. Diego Alexandre de Pádua disse:

    Para ser sincero: gostei da 1º descordei da segunda, na parte do filhote morrer se não voar,
    não é verdade, se a mãe águia ver que o filhote não vai conseguir voar, ela o busca de volta ao ninho, e recomeça o processo, característica de um bom líder, observa as necessidades da equipe e esta sempre reciclando e suprindo-as! Na 3º eu discordo; A aguia e o simbolo perfeito da autonomia e renovação, que, mesmo voando sozinha, é bem unida ao grupo, apenas ensina-nos, que do alto se tem a melhor visão, e respeita o espaço umas das outros, enquanto a galinha vive ocupando o mesmo espaço, na mesma rotina, e não fazem nada diferente!
    enquanto a galinha come milho insetos e mato; a águia tem o seu cardápio variado!( mix de produtos e informações)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s