Eclipse parcial do sol é o mais longo deste milênio

Publicado: 15/01/2010 por Andrew em Astronomia, Atualidades

Visto de Bangalore na Ìndia

Um eclipse do sol mobilizou milhares de pessoas na África Central, nas Maldivas, no sul da Índia, no norte do Sri Lanka e na China. Durante o fenômeno, a lua cobre o sol apenas parcialmente e parece estar rodeada por um anel de fogo. Foi o mais longo eclipse anular do Sol do terceiro milênio (11 minutos e 8 segundos) foi observado no último dia 15 de janeiro, da África Central à China, segundo a agência AFP.

O Instituto de Mecânica Celeste de Paris e a Nasa informam que este fenômeno não se repetirá com a mesma duração nos próximos mil anos, não antes de 23 de dezembro de 3043.

O eclipse anular do Sol é um eclipse parcial, em que a Lua passa em frente ao Sol, mas acaba por não tapar completamente o astro. O Sol estando mais próximo da Terra em janeiro e a Lua, atualmente muito longe, não conseguirá cobri-lo totalmente; um anel do disco solar fica visível quando a Lua se intercalará entre a Terra e o Sol.

De acordo com a agência Reuters, o eclipse começou às 5:14 GMT (3h14 pelo horário de Brasília) na África Central, teve seu ápice às 7 horas GMT (5 h pelo horário de Brasília) e terminou completamente em 10h07 GMT (ou 8h pelo horário de Brasília). De acordo a agência também, as Maldivas foram o melhor lugar para ver o fenômeno.

Fonte: Terra e Reuters

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s