FERRET: um pet que veio de longe

Publicado: 30/10/2009 por Elisa em Atualidades, Pets & Animais
Tags:, ,

cuidado_ferret_12O Ferret (Mustela putorius furo) é um animal de pequeno porte, mede cerca de 40 cm, sem contar a cauda, e pesa aproximadamente 1 quilo. Depois do gato e do cão, é o bichinho de estimação predileto dos americanos.

É um primo doméstico e provável descendente da doninha européia (Mustela putorius). Acredita-se que seja originário do cruzamento da doninha européia com a doninha das estepes siberianas (Mustela evermanni).

O Ferret é um pet do homem há séculos (no mínimo 2000 anos). Existem citações do Ferret como animal doméstico nos escritos de Aristóteles (384 AC – 322 AC), Strobo (63 AC – 24 DC) e Plínio (23 – 79 DC).

Eles ficam adultos aos seis meses e vivem de 8 a 10 anos,  dependendo dos cuidados e da alimentação. Adora se divertir com brinquedos pequenos de látex e de se enfiar em qualquer canto e buraco que encontrar pela frente, pois tem o corpo muito flexível e é muito ágil, daí seu apelido de “Furão”. Eles se dão Black%20Footed%20Ferretbem com as crianças e com a família toda.

No Brasil, ele é conhecido, principalmente pelos personagens de filmes e seriados americanos que sempre tem um desses bichos para exibir. Nas antigas embarcações, era útil para caçar ratos e até hoje ainda é usado para esse fim e na Inglaterra, também para ajudar a desentocar os coelhos nas caçadas.

Na importação dos Ferrets para o Brasil, são retiradas as duas glândulas do animal, que ficam uma de cada lado do reto, e o motivo é o forte cheiro que elas exalam, devido a uma secreção que é mais forte nos machos e nos Ferrets adultos, daí o nome da família: Mustelidae, que significa almiscar.

Será que é uma boa escolha?

Embora eles sejam bonitinhos e cheios de energia, não devem ser comprados num impulso. O custo de manutenção é bem maior do que um cachorro ou gato.  Um ferret não é um animal de gaiola, e requer um mínimo de 3 a 4 horas fora da gaiola diariamente, e eles são animais cheios de energia. Eles precisam de uma gaiola grande com espaçocuidado_ferret_13 para uma bandeja sanitária, comedouro, bebedouro ou garrafa de água, sacos e redes de dormir, etc.

Como todo animalzinho de estimação eles precisam ter alimentação adequada (os poucos fabricantes nacionais de ração para Ferrets não atendem às especificações internacionais já testadas e aprovadas, comprometendo a qualidade de sua oferta), cuidados de um veterinário (poucos tem conhecimento suficiente para tratá-los), vacinação regular. E como todo tudo, ele envelhece e necessita de cuidados especiais.

O IBAMA, órgão que regulamenta a importação de animais para o país, exige que os animais venham castrados e com um micro chip implantado sob a pele para facilitar o controle e identificação. A reprodução destes animais é proibida no Brasil, uma vez que aqui os ferrets não possuem predadores naturais e, caso soltos, causariam grande desequilíbrio ecológico ao meio ambiente. Tome o cuidado de garantir que o seu ferret é um animal legalizado quando for adquiri-lo. Lembre-se que o tráfico de animais não só é como também é crime por lei.

10 mandamentos dos Ferretscuidado_ferret_11

  1. Se eu gostar disto, é meu.
  2. Se ele estiver em minha pata, é meu.
  3. Se eu posso tirar isso de você, é meu.
  4. Se eu tivesse isto a pouco atrás ?, não importa é meu.
  5. Se ele for meu, devia nunca parecer ser seu de qualquer forma.
  6. Se eu estiver fazendo ou roubando algo, todos os pedaços são meus.
  7. Se ele parecer com meu, é meu.
  8. Se eu vi isto primeiro, é meu.
  9. Se você estiver tocando em algo e você derruba, isto se torna automaticamente meu.
  10. Se ele estiver quebrado, é seu. E quando ele for consertado, é meu.
Anúncios
comentários
  1. wellington de jesus frança disse:

    oi tudo bem queria saber quanto custa um bixinho desse por que eu quero comprar um nao tenho nenhum animal de estimaçao e quero comprar

  2. Andrew disse:

    Oi Wellington, sugiro que procure um pet shop para verificar o valor. Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s