Inaugurados laboratórios para captura de CO2 e Monitoramento marinho

Publicado: 02/10/2009 por Andrew em Atualidades, Ciência & Tecnologia, Meio Ambiente
Tags:, ,

010175091001-laboratorio-co2Na quarta-feira, dia 30 de setembro, foram inauguradas duas novas unidades de pesquisa que atuarão no desenvolvimento de tecnologias para a redução de emissões de CO2 e para a recepção, processamento e armazenamento de dados de satélite para monitorar em tempo quase real a costa brasileira. Os laboratórios são da Petrobras e Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) e se localização em Cachoeira Paulista, São Paulo.

O primeiro com desenvolvimento de tecnologia Chemical Looping, uma das técnicas mais promissoras para a captura de CO2, poderá ser utilizado pela Petrobras como uma das opções tecnológicas para a redução de emissões de gases do efeito estufa.

Já, o para monitoramento marinho irá permitir a detecção rápida e o monitoramento da presença de óleo, assim como de eventos meteo-oceanográficos, como frentes oceânicas e florescimento de algas. Este laboratório possui a primeira estação dedicada ao sensoriamento remoto marinho no país. Até então, a Petrobras utilizava imagens adquiridas e processadas em estações de recepção no exterior, o que gerava alto custo operacional e demora no tempo de entrega das imagens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s