Homens comprometidos são mais assediados por mulheres

Publicado: 01/10/2009 por Elisa em Atualidades, Psicologia & Comportamento
Tags:,

infidelidade-grandeUm estudo realizado pela Universidade Estadual de Oklahoma concluiu que mulheres solteiras são muito mais interessadas em homens comprometidos do que em solteiros. Foram entrevistados 184 estudantes universitários heterossexuais. Metade dos participantes era solteira e a outra, comprometida, com números iguais de homens e mulheres em ambos os grupos.

A cada um dos participantes foi oferecido um candidato a parceiro fictício, que preenchia, exatamente, aos respectivos requisitos de interesse. A fotografia de “Mr. Right” era a mesma para todas as mulheres participantes. A mesma experiência foi feita com os homens, em relação à mulher ideal. Para metade dos participantes, foi dito que o “par ideal” era solteiro, e para a outra metade, que ele já estava em um relacionamento romântico.

“Tudo era a mesma coisa para todos os participantes, exceto se o ‘par ideal’ era comprometido ou não”, disse Melissa Burkley, da Universidade Estadual de Oklahoma, que conduziu o estudo com sua colega Jessica Parker.

The_Other_Woman_III_by_detourneO resultado mais surpreendente foi nas respostas de mulheres solteiras. Quando foi oferecido um homem solteiro, 59% se afirmaram interessadas em um relacionamento. Mas, quando ele era comprometido, o interesse saltava para 90%. Na busca de seus pares, os homens eram mais insistentes e não demonstravam preocupação caso elas fossem comprometidas ou não. Já as mulheres comprometidas mostraram menor interesse e foram levemente assediadas por homens solteiros.

As pesquisadoras acreditam e creditam o fato das mulheres solteiras se sentirem mais atraídas por homens comprometidos porque eles já foram “pré-selecionados” por outras mulheres, assim como foram considerados satisfatórios pela companheira. Outra possibilidade é que na sociedade dos Estados Unidos, mulheres são socializadas para serem competitivas, então elas projetam a autoestima a partir do companheiro das mulheres rivais.

Burkley e Parker contaram para a revista NewScientist que o padrão de comportamento foi encontrado também em pássaros e peixes. Elas planejam desenvolver a pesquisa para descobrir exatamente o porquê do comportamento.

Outros pesquisadores dizem que este trabalho fornece pontos interessantes sobre a procura de companheiros. “Isso nos diz algo sobre o papel do desejo social na escolha de parceiros, diz Fhionna Moore, da Universidade de Abertay Dundee (Reino Unido), cuja própria pesquisa demonstrou que mulheres mais ricas são mais exigentes a respeito de seus companheiros.

Fonte: eBand

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s