Paulista gasta 2h43 no trânsito

Publicado: 22/09/2009 por Andrew em Atualidades, Psicologia & Comportamento
Tags:,

transito%20spUm levantamento da ONG Movimento Nossa São Paulo, feito em parceria com o Ibope, que entrevistou 805 pessoas entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, mostrou que a população de São Paulo está totalmente insatisfeita com o trânsito. Para 47% dos entrevistados, o trânsito é considerado “péssimo” e 44% é favorável ao rodízio de dois dias na cidade. A pesquisa apurou que se gasta 2h43 no trânsito, o que representa quase 14 horas na semana, 56 no mês e 672 horas no ano (o equivalente a 28 dias).

Se comparados os dados de 2008 e 2009, verifica-se que passou de 37% para 50%, o total de entrevistados que afirmam possuir um ou mais veículos em casa. Dos que possuem carro, 37% fizeram a compra nos últimos 12 meses. A aquisição dos carros, contudo, não alterou a disposição de deixar o carro e usar o transporte público.

transito-sao-paulo-1Quarenta e três por cento afirma que se houvesse uma boa alternativa de transporte “com certeza” deixaria de usar o carro e aumentou de 24% para 35% os que “provavelmente deixariam”.

Dos entrevistados, 67% do total afirma que os investimentos para melhorar a circulação na cidade deveriam priorizar o transporte coletivo, com ampliação e modernização das linhas de metrô, trem e ônibus.

No último ano, o número de usuários do transporte público aumentou, e o tempo de espera nos pontos ou terminais e a lotação nos ônibus em São Paulo pioraram no último ano, segundo a pesquisa.

Fonte: Agência Estado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s