Hoje é dia de Primavera

Publicado: 22/09/2009 por Elisa em Atualidades
Tags:, , ,

Primavera“Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.” Cecília Meireles

Hoje começa oficialmente a primavera. Considerada a estação mais bonita do ano, ela traz cores, flores, perfumes e um clima ameno. É associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. É a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão.  No hemisfério norte é chamada de “Primavera boreal”, vai de 20 de Março e termina a 21 de Junho. Já no nosso hemisfério, Sul, tem o nome de “Primavera austral” tem início, vai de 23 de Setembro a 21 de Dezembro.

O nome não é uma homenagem a nenhuma prima de nome Vera. O significado vem da Roma Antiga, a palavra verão vem do latim vernum, com o significado de “tempo primaveril”, derivado de ver, veris, que significava primavera. A expressão primo ver, que originou o termo primavera, aplicava-se apenas ao começo da estação: primeiro verão

Primavera1Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul começa no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. No equinócio o dia e a noite têm a mesma duração, doze horas cada. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo. Embora, as divisões das estações por equinócios e solstícios possam ser fonte de equívocos, deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

As flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite. Muitos animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir.

primavera3No Brasil, a chegada da primavera propicia uma mudança no regime de chuvas e temperaturas. Na maioria das regiões começam a aparecer as primeiras pancadas de chuva pelo final da tarde, resultado do aumento de calor e umidade característico da primavera. No entanto, no Sul ocorrem poucas alterações em relação à quantidade de chuvas; no Nordeste permanece a seca. Com a forte radiação solar, as temperaturas aumentam consideravelmente na região Centro-Sul, mas a chegada de massas de ar frio também podem ocorrer.

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Sua Pesquisa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s