Meditação é melhor que antidepressivo, diz estudo

Publicado: 18/09/2009 por Elisa em Atualidades, Saúde
Tags:, ,

meditarMeditar pode ser tão ou até mais eficaz do que tomar remédios para combater a depressão, segundo um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido.

O trabalho se baseou em técnicas de meditação budista. O resultado é um tratamento que propõe uma alternativa natural aos antidepressivos químicos. “A meditação propõe aos pacientes concentrar-se em sua existência presente, em vez de focar no passado e no futuro”, afirmou o professor Willem Kuyken, diretor do estudo, publicado pela revista Journal of Consulting and Clinical Psychology.

Kuyken, que trabalha no Centro de Transtornos de Comportamento da Universidade de Exeter, explicou que eles examinaram dois grupos de pessoas com um longo histórico depressivo, tratando um deles com os remédios e realizando com o outro, uma terapia com a meditação.

Os dois tratamentos duraram oito semanas. Após esse tempo, os cientistas deixaram passar 15 meses, quando se constatou que 60% dos que se trataram com antidepressivos tinham tido uma recaída, enquanto 47% dos que fizeram meditação voltaram a apresentar sintomas de depressão.

meditar1O professor Kuyken afirmou que os antidepressivos “funcionam enquanto são tomados e são muito eficazes na hora de reduzir os sintomas da depressão”, mas acrescentou que quando as pessoas deixam de tomá-los, ficam extremamente vulneráveis a uma eventual recaída.

O tratamento com meditação propõe um enfoque diferente; mostra às pessoas habilidades práticas. “O que demonstramos é que, quando os pacientes se esforçam, estas habilidades de meditação lhes ajudam a se manter em boas condições”, destacou. “Esta é uma opção viável para boa parte das pessoas com esta doença” e abre-se uma via menos cara para os serviços de saúde, que poderiam diminuir seus custos e tratar mais pacientes ao mesmo tempo.

O estudo oferece o testemunho de um professor de matemática de 53 anos que tomou antidepressivos por 15 anos antes de aderir ao grupo de meditação que foi objeto do estudo. Ele explicou que a meditação que pratica de quatro a cinco vezes por semana o ajudou imensamente. “A meditação proporcionou a capacidade para me levantar diante do que antes teria me derrubado, pensar em como obter uma solução apara seguir em frente”, afirmou.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s