Cigarro, álcool, remédios para dormir e para depressão. São drogas permitidas e aceitas social e lícitas, mas que podem trazer mais prejuízos à saúde do que o uso de substâncias consideradas “proibidas”, como maconha e cocaína. O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta a mudança de hábitos aparentemente corriqueiros que podem ser perigosos, principalmente no caso de pessoas soropositivas e em terapia anti-retroviral.
Ter uma vida mais saudável pode garantir a qualidade de vida e evitar doenças. Fumar aumenta a probabilidade de acidente cardiovascular e infarto entre os portadores do HIV, sobretudo dos que tomam antiretrovirais, pois estes medicamentos tendem a elevar os níveis de gordura no sangue. O cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão e fator agravante em outros tipos da doença. Uma pesquisa realizada na Creighton University School of Medicine, nos Estados Unidos, chama a atenção para a interação entre fumo e álcool. Segundo o estudo, a combinação aumenta as chances de contrair pneumonia, doença que pode provocar a morte de muitos portadores do HIV.
Excesso de álcool deve ser evitado
As interações entre anti-retrovirais e as chamadas “drogas recreativas” preocupam Márcia Rachid, médica da assessoria de DST/Aids da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Em artigo publicado na revista “Prática Hospitalar” – em parceria com o médico Mauro Schechter -, a infectologista alerta que muitas drogas podem modificar o metabolismo dos anti-retrovirais no fígado. “O uso crônico do álcool pode reduzir as concentrações séricas de inibidores da protease e de não-análogos de nucleosídeos, possibilitando o desenvolvimento de resistência do HIV aos medicamentos”, informa a médica, lembrando que o alcoolismo está relacionado a um maior risco de dano ao fígado, o que pode acelerar a hepatoxicidade dos anti-retrovirais. As pessoas que usam didanosina e abusam das bebidas alcoólicas ainda correm o risco de apresentar pancreatite (inflamação no pâncreas). O álcool também interfere na função do abacavir.
De acordo o infectologista Estevão Portela, as chances de um paciente que faz uso freqüente de álcool esquecer de tomar seus medicamentos e comprometer a eficácia do tratamento contra a aids é grande. Entretanto,o uso ocasional do álcool não causa maiores problemas. Para aqueles que, por querer beber no fim de semana, por exemplo, julgam melhor não tomar seus medicamentos, Portela aconselha: “É errado o raciocínio: já que bebi, é melhor não tomar o remédio. O importante é não exagerar, não perder o controle da situação”, diz o médico. “O medicamento deve ser tomado e o uso do álcool precisa ser controlado”, completa.
Cuidados com o uso de sedativos e antidepressivos
Medicamentos para dormir ou contra a depressão podem interagir com os antiretrovirais, aumentando os efeitos tóxicos ou mesmo alterando o metabolismo no fígado. Dependendo da dose utilizada, eles podem até ser fatais quando associados aos inibidores da protease, especialmente o ritonavir. Lembre-se: sedativos e antidepressivos só devem ser usados com orientação médica. SV O alcoolismo está relacionado a um maior risco de dano ao fígado, o que pode acelerar a hepatoxicidade dos anti-retrovirais.
Fonte: Saber Viver
Acho que o uso do alcool para quem não é um predisposto ok,para aquelas pessoas que bebem socialmente é perfeito,mas para quem faz uso compulsivo e ainda usa medicamentos é extremamente arriscado ou seja não existe meio termo,essa pessoa com certeza precisa de ajuda resta saber se ela quer ajuda;é sempre bom termos informações sobre o uso e abuso do alcool e das drogas e suas consequencias.
Eu estou estudando sobre isso. Tenho 11 anos e já me ofereceram drogas. Eu disse que iria pensar só que depois eu parei e pensei: e se eu virar uma drogada? Aí, vou estar apenas estrangando a minha vida inteira. Então, disse: NÃO
SEMPRE DIGA NÃO AS DROGAS!!!!
DIGA NÃO AS DROGAS!!!!!!!!!!!!
POIS ELAS SO VÃO LHE FAZER MAL.
eu acho q não deviam ser permitidas essas drogas pois tem muitos adolecentes q compram essas drogas e as utilizam em seu dia-a dia.
tem q proibir todas as drogas menos remedio
ñ as drogas
meus pais sempre me falam NAO AS DROGAS entao eu digo:NAO AS DROGAS elas so acabam com a vida das pessoas por isso o mundo esta pedindo NAO AS DROGAS
drogas permitidas por lei
as Drogas nao sao ilegais mas matam .voca pode sorrir hoje,mas e amanham.pensse nisso!
se o que te faz feliz e a bebida ou o cigarro ,procure uutra felissidade,pois essa felissidade pode levar sua vida
Acho que as pessoas que usam drogas não sabem aonde estao se enfiando. Vamos curtir a vida, pois a vida é curta.
Tem uma nova droga que quase veio pelo Brasil dela da Russia chamada Krokodil é a pior droga que vi pela primeira hoje na aula.11/07/2014
na minha opnião todo tipo de drogas seja ela permitida ou não, tem sempre desvantagens pra um ser homeno, isso ocorre no decorrer de tempos.
eu estou fazendo profilaxia contra hiv o cigarro interfere