As drogas permitidas (alcóol, cigarro, remédios) são um perigo

Publicado: 04/09/2009 por Kakao Braga em Atualidades, Saúde
Tags:, ,

Cigarro, álcool, remédios para dormir e para depressão. São drogas permitidas e aceitas social e lícitas, mas que podem trazer mais prejuízos à saúde do que o uso de substâncias consideradas “proibidas”, como maconha e cocaína. O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta a mudança de hábitos aparentemente corriqueiros que podem ser perigosos, principalmente no caso de pessoas soropositivas e em terapia anti-retroviral.

Ter uma vida mais saudável pode garantir a qualidade de vida e evitar doenças. Fumar aumenta a probabilidade de acidente cardiovascular e infarto entre os portadores do HIV, sobretudo dos que tomam antiretrovirais, pois estes medicamentos tendem a elevar os níveis de gordura no sangue. O cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão e fator agravante em outros tipos da doença. Uma pesquisa realizada na Creighton University School of Medicine, nos Estados Unidos, chama a atenção para a interação entre fumo e álcool. Segundo o estudo, a combinação aumenta as chances de contrair pneumonia, doença que pode provocar a morte de muitos portadores do HIV.

Excesso de álcool deve ser evitado
As interações entre anti-retrovirais e as chamadas “drogas recreativas” preocupam Márcia Rachid, médica da assessoria de DST/Aids da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Em artigo publicado na revista “Prática Hospitalar” – em parceria com o médico Mauro Schechter -, a infectologista alerta que muitas drogas podem modificar o metabolismo dos anti-retrovirais no fígado. “O uso crônico do álcool pode reduzir as concentrações séricas de inibidores da protease e de não-análogos de nucleosídeos, possibilitando o desenvolvimento de resistência do HIV aos medicamentos”, informa a médica, lembrando que o alcoolismo está relacionado a um maior risco de dano ao fígado, o que pode acelerar a hepatoxicidade dos anti-retrovirais. As pessoas que usam didanosina e abusam das bebidas alcoólicas ainda correm o risco de apresentar pancreatite (inflamação no pâncreas). O álcool também interfere na função do abacavir.

De acordo o infectologista Estevão Portela, as chances de um paciente que faz uso freqüente de álcool esquecer de tomar seus medicamentos e comprometer a eficácia do tratamento contra a aids é grande. Entretanto,o uso ocasional do álcool não causa maiores problemas. Para aqueles que, por querer beber no fim de semana, por exemplo, julgam melhor não tomar seus medicamentos, Portela aconselha: “É errado o raciocínio: já que bebi, é melhor não tomar o remédio. O importante é não exagerar, não perder o controle da situação”, diz o médico. “O medicamento deve ser tomado e o uso do álcool precisa ser controlado”, completa.

Cuidados com o uso de sedativos e antidepressivos
Medicamentos para dormir ou contra a depressão podem interagir com os antiretrovirais, aumentando os efeitos tóxicos ou mesmo alterando o metabolismo no fígado. Dependendo da dose utilizada, eles podem até ser fatais quando associados aos inibidores da protease, especialmente o ritonavir. Lembre-se: sedativos e antidepressivos só devem ser usados com orientação médica. SV O alcoolismo está relacionado a um maior risco de dano ao fígado, o que pode acelerar a hepatoxicidade dos anti-retrovirais.

Fonte: Saber Viver

Anúncios
comentários
  1. Rosana disse:

    Acho que o uso do alcool para quem não é um predisposto ok,para aquelas pessoas que bebem socialmente é perfeito,mas para quem faz uso compulsivo e ainda usa medicamentos é extremamente arriscado ou seja não existe meio termo,essa pessoa com certeza precisa de ajuda resta saber se ela quer ajuda;é sempre bom termos informações sobre o uso e abuso do alcool e das drogas e suas consequencias.

  2. Gabriele disse:

    Eu estou estudando sobre isso. Tenho 11 anos e já me ofereceram drogas. Eu disse que iria pensar só que depois eu parei e pensei: e se eu virar uma drogada? Aí, vou estar apenas estrangando a minha vida inteira. Então, disse: NÃO

    SEMPRE DIGA NÃO AS DROGAS!!!!

  3. Elaine Cristina disse:

    DIGA NÃO AS DROGAS!!!!!!!!!!!!
    POIS ELAS SO VÃO LHE FAZER MAL.

  4. kelen disse:

    eu acho q não deviam ser permitidas essas drogas pois tem muitos adolecentes q compram essas drogas e as utilizam em seu dia-a dia.

  5. joao roberto da silva franco disse:

    tem q proibir todas as drogas menos remedio

  6. joao roberto da silva franco disse:

    ñ as drogas

  7. Amanda Larissa Lima da Silva disse:

    meus pais sempre me falam NAO AS DROGAS entao eu digo:NAO AS DROGAS elas so acabam com a vida das pessoas por isso o mundo esta pedindo NAO AS DROGAS

  8. Joseane disse:

    drogas permitidas por lei

  9. jucielll disse:

    as Drogas nao sao ilegais mas matam .voca pode sorrir hoje,mas e amanham.pensse nisso!

    se o que te faz feliz e a bebida ou o cigarro ,procure uutra felissidade,pois essa felissidade pode levar sua vida

  10. isadora disse:

    Acho que as pessoas que usam drogas não sabem aonde estao se enfiando. Vamos curtir a vida, pois a vida é curta.

  11. Tem uma nova droga que quase veio pelo Brasil dela da Russia chamada Krokodil é a pior droga que vi pela primeira hoje na aula.11/07/2014

  12. filipe josé disse:

    na minha opnião todo tipo de drogas seja ela permitida ou não, tem sempre desvantagens pra um ser homeno, isso ocorre no decorrer de tempos.

  13. jose disse:

    eu estou fazendo profilaxia contra hiv o cigarro interfere

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s