Sobre a Vírgula (,)

Publicado: 24/07/2009 por Elisa em Atualidades, História
Tags:, ,

VirgulaQuem escreve seja um texto, um bilhete, uma carta, um e-mail, pergunta-se se a colocação de uma vírgula é correta. Mas, será que esse pequeno sinal de pontuação é tão significante assim?

Um texto sem pontuação não tem sentido. A pontuação procura fazer com que a língua escrita se torne o mais próximo possível da língua falada, principalmente, com relação às entonações. As palavras têm uma organização na frase, sem a qual, o sentido seria prejudicado. A pontuação é fundamental para compor essa organização.

Segundo o Michaelis vírgula significa “Sinal gráfico de pontuação (,) que indica a menor de todas as pausas e que serve, também, para separar membros de uma frase.” A importância de tal sinal gráfico é tamanha que se colocada no lugar errado pode mudar todo o significado da frase e comprometer o seu entendimento.  Sem ela não há como escrevermos de modo claro.

Embora seja pequena seu poder é monumental.  Alguns exemplos típicos do “poder” da vírgula em uma frase: Ela pode demonstrar uma ordem (Maria, faz a lição) ou apenas descrever uma ação (Maria faz a lição).Pode distorcer um modo de pensar: Quero escrever claro. Quero escrever, claro!Pode indicar uma pausa (Não, aguarde um momento). Ou uma continuidade (Não aguarde um momento).

Os principais sinais de pontuação, de maneira bem resumida, são os seguintes.

Ponto: (.) indica o fim de uma frase ou oração. Quando a idéia que se quer passar numa frase está completa, o ponto vai indicar isto ao leitor. Toda e qualquer frase deve ser terminada pelo ponto.

commaVírgula: (,) marca uma pequena pausa no texto escrito; nem sempre corresponde às pausas do texto falado. É usada como marca de separação para o aposto e o vocativo, por exemplo, e para as orações intercaladas. Deve-se evitar o seu uso desnecessário, mas tampouco deve-se negligenciá-la.

Ponto e Vírgula: (;) é o intermediário entre o ponto e a vírgula; indica que o sentido da frase será complementado. É indicativo de uma pausa mais longa que a vírgula, mas sem o sentido de completude do ponto.

Dois Pontos: (:) marcam uma pausa para anunciar uma citação ou enumeração; em sala de aula é comum dizer-se que os dois pontos antecedem uma “explicação”.

Ponto de Interrogação: (?) indica uma pergunta, e deve ser colocado sempre ao final de uma frase interrogativa direta.

Ponto de Exclamação: (!) encerra uma frase que exprime sentimentos, surpresa, emoções, dor, ironia ou surpresa. Há que se ter muito critério, pois o abuso de exclamações pode tornar o texto insuportavelmente chato de se ler.

Reticências: (…) marcam uma interrupção do pensamento, indicando que o sentido da oração ficou incompleto, ou para emprestar um tom de suspense ao texto. No primeiro caso, a seqüência virá em maiúscula (uma vez que a oração foi fechada propositalmente com um sentido vago). No segundo, considerando que ocorre a contuinidade do pensamento prévio, é normal o uso de minúscula para continuar a oração.

Fonte: Unesp, Renovação Criativa, Ipeu e Vibemídia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s