Padarias em São Paulo vão recolher óleo de cozinha para reciclar

Publicado: 15/07/2009 por Elisa em Atualidades, Meio Ambiente
Tags:, ,

imagemAtualmente, apenas 5% do óleo sujo é reaproveitado no Brasil, segundo estimativas de ONGs Mas, se depender do Sindicato da Indústria de Panificação esse número irá crescer consideravelmente. É que a partir de hoje, 50 padarias da capital paulista vão receber óleo de cozinha usado. A ideia é combater o hábito de jogar o óleo pelo ralo da pia e evitar danos ao meio ambiente. Cada litro que chega aos rios, por exemplo, pode contaminar 20 mil litros de água, segundo estudo da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Com a campanha, lançada ontem, espera-se que até o final do mês cerca de 2 mil estabelecimentos estejam credenciados e engajados. Haverá galões instalados nas padarias participantes para receber o óleo usado, que deverá ser recolhido em casa em garrafas pet ou em um pote de plástico de um litro vendido nas padarias a R$ 1,50. Das panificadoras, o material coletado será levado para as organizações não governamentais especializadas na reciclagem desse tipo de produto.

Entre as participantes estão as panificadoras no Sumaré (rua Havaí, 336), na Bela Vista (avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3.332) e no Centro (avenida 9 de Julho, 853). A expectativa do Sindicato da Indústria de Panificação é atrair a participação das 4 mil padarias filiadas na Grande São Paulo ao longo do ano. A lista das que já aderiram à campanha está disponível no site www.sindipan.org.br.

Fonte: Jornal Destak São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s