Abriu ontem, segunda-feira, dia 6, o 4º Festival de Cinema Latino-americano. O evento acontece em São Paulo até 12 de julho. As exibições são gratuitas e a retirada de senha deve ser feita uma hora antes das sessões. O homenageado deste ano é o diretor Nelson Pereira dos Santos (Brasília 18%), um dos pilares na criação do Cinema Novo, movimento cinematográfico dos anos 60 que deu novos parâmetros à cinematografia brasileira. Serão exibidos seis filmes, entre eles o marcante Rio 40 Graus (1955).
A programação brasileira do Festival traz produções que marcaram e já exibidas em festivais e nos circuitos comerciais. Entre os destaques estão O Homem que Engarrafava Nuvens (2008), de Lírio Ferreira, a ser exibido no mesmo dia que Vidas Secas. Outro destaque brasileiro do festival está Quanto Dura o Amor?, novo filme de Roberto Moreira (Contra Todos), que terá exibição um dia antes da projeção no Festival de Paulínia. Exibido em Cannes, No Meu Lugar – que também estará em Paulínia, do curta-metragista Eduardo Valente, também merece citação.
Já nos filmes de produções de língua espanhola, o destaque é para Rude e Brega, exibido este ano no Festival de Sundance. Focado na convivência de dois irmãos, o filme é protagonizado por Gael Garcia Bernal (O Passado) e Diego Luna (Milk – A Voz da Igualdade). O diretor Carlos Cuarón participará de debate na quarta-feira (08/07).
Serão exibidos também “Simonal – Ninguém sabe o Duro que Dei”, “Waldick, Sempre no Meu Coração” , “Baile Perfumado”, “Quem diabos é Juliette?”, “Titãs – A Vida até parece uma Festa” entre outros.
Confira a programação completa do 4º Festival de Cinema Latino-americano.
Fonte: CineClick