Luz natural é alternativa para economia de energia

Publicado: 29/06/2009 por Elisa em Atualidades, Ciência & Tecnologia, Meio Ambiente
Tags:, ,

“Atitudes simples, como aproveitar a luz do sol, ao invés da elétrica, são importantes para evitarmos um apagão energético no futuro” O horário de verão, que teve início em 19 de outubro e irá até 15 de fevereiro de 2009, é um período em que se deve intensificar o incentivo ao uso da luz natural.

Estudo realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP indica que cerca de 30% a 40% da energia elétrica consumida pelos edifícios comerciais da cidade de São Paulo são para geração de luz artificial, enquanto nas capitais da Europa não ultrapassam 14%. Segundo os mesmos levantamentos, enquanto o céu de Londres emite 7.000 lux, o céu nublado de São Paulo emite mais de 14.000 lux, sendo que os paulistas consomem mais do que o dobro de energia elétrica.

Assim como acontece no chamado horário de “rush” do trânsito com a grande quantidade de veículos ao mesmo tempo nas ruas, existe para o setor elétrico o horário de ponta, que é o período compreendido entre 17:30hs e 20:30hs quando a iluminação pública é acionada, as luzes das residências são acesas, os chuveiros elétricos são ligados e muitas indústrias e escritórios ainda permanecem em atividade, havendo um aumento significativo no consumo de eletricidade.

Da mesma forma que no trânsito você consegue chegar em casa mais rápido ao seu destino, economizando tempo e combustível, saindo antes ou depois do horário de “rush”, você poderá contribuir para desafogar o sistema elétrico no horário de ponta evitando até risco de falta de energia se utilizar antes ou depois desse período seus equipamentos elétricos mais potentes como o ferro elétrico, máquina de lavar, secadora, ferro elétrico e, principalmente, o chuveiro elétrico, sem prejuízo do seu bem estar. Além disso, utilizando racionalmente estes equipamentos, você poderá economizar na conta de energia elétrica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s