Dicas rápidas de pilotagem de moto

Publicado: 08/05/2009 por Andrew em Atualidades, Esportes Radicais & Semi
Tags:,

Quem gosta de uma aventura sobre duas rodas já reparou como os textos sobre o assunto são longos, aqui vão algumas dicas rápidas:

1 – Pilotar na reta é fácil.. qualquer um faz.. é so acelerar.. mas será que voce faz certo?
Nas retas a melhor postura para pilotar é joelhos encostados no tanque, para que eles não criem resistência no ar e o ponto de equilíbrio da moto não seja alterado, nada de deixar o joelho aberto, deixe isso para as curvas.

2 – Para motos esportivas vale ficar colado ao tanque, para outros tipos de moto não…… pois voce estará alterando todo o centro de gravidade da moto e o máximo que vc vai conseguir é ficar com dor nas costas e tomar mais pedrada na cabeça, para motos nacked, vale encostar no tanque, desde que tenham uma bolinha na frente para cortar um pouco do vento… o queixo também é colado no tanque para que você veja em linha reta e não ter que ficar olhando para cima para conseguir ver a pista.

3 – Freie sempre antes da curva.. nunca dentro dela, sempre próximo a curva, erga o seu corpo, fique ereto e abra o joelho do lado da curva, isso ajuda a frear e a fazer o pêndulo.

4 – Faça o pêndulo somente se tiver certeza do que está fazendo, caso contrário é chão na certa, não utilize o pêndulo em curvas de baixa velocidade pois não tera força centrifuga suficiente para manter a moto puxando para fora da curva enquanto você para dentro, isso o levará ao chão.

5 – Utilize o contra-esterço para se posicionar na curva, cuidado… se puxar muito o contra-esterço e voltar rapidamente o guidão, a moto irá chicotear… típico moto para um lado, piloto para outro.

6 – Ao frear utilize sempre os 2 freios, esqueça 70 % dianteiro 30% o traseiro, pois na hora do aperto..você nem vai lembrar disso…. o correto é utilizare sempre os 2 freios, fique atento para o freio dianteiro, se frear muito bruscamente ele poderá travar a roda e levá-lo ao chão. Uma dica é, preste atenção sempre antes de travar a roda, ela trepida um muito suavemente, nesse momento solte o freio e freie novamente, se a moto tiver ABS, esqueça tudo isso…freie a vontade, somente cuidado para a traseira não subir ao utilizar muito o freio dianteiro.

7 – Ao pilotar com outras motos na estrada, mantenha uma boa distância entre elas, sempre utilize a técnica dos 2 segundos.. ou seja.. mantenha 2 segundos de distancia…. 1 segundo para vc perceber o que esta ocorrendo, outro segundo para voce decidir o que fazer… acha pouco??? pilotos de formula 1 fazem isso em 0,42 segundos, ou seja em menos de meio segundo, eles já detectam o que acontece e têm uma reação, pessoas normais sem os reflexos apurados levam certa de 0,4 segundos para perceber o que acontece e 0,5 para responder ao estímulo.

8 – Utilize sempre acessórios adequados, não adianta gordinhos utilizarem macacão, pois somente irão se sentir mais apertados, o ideal é o conjunto jaqueta e calça, para os magrinhos, macacão… luvas sempre justas com proteções tanto na palma como no dorso, botas firme no tornozelo mas com articulação vertical. Capacetes, sempre justos, para não ficar dançando na cabeça; no início pode parecer apertado, mas a segurança e o conforto estão aí.

9 -Check list da moto, correia esticada corretamente, lubrificada, freios, manetes, cabos, faróis, lanternas, piscas funcionando perfeitamente, e principalmente para São Paulo e grandes cidades: Buzinas ok. Uma dica preciosa é estar sempre alerta com a buzina, nunca buzine prolongadamente perto da pessoa, pois ela ficará assustada e isso tirará seus reflexos, o que fara ela ficar estática no lugar ao invés de recuar ou avançar.

10 – À noite em corredores de carros esqueça a buzina o melhor mesmo é o alerta do farol alto…. ou seja… pisque sempre o farol alto, para que os motoristas o veja, buzinar nesses momentos é quase sempre sem efeito, pois o cara vai estar dentro da carro com o som ligado e só vai ouvir a sua buzina quando voce já estiver muito próximo dele cerca de 15 metros e 15 metros a 60 km/h é menos do que 1 segundo, ou seja, ao ouvir sua buzina você já estará ao lado dele e ele já bateu em você… a luz caminha mais rápido do que o som… e isso dará a você quase um segundo de vantagem, e de moto qualquer meio segundo é o limite entre um acidente ou quase acidente.

Ah.. e a dica mais importante de todas.. fique sempre dentro da velocidade permitida para a via…. isso evita multas, mas se quiser dar uma esticadinha faça isso de forma consciente.. não invente de fazer isso domingo à tarde ou sábado logo pelo manhã, quando as rodovias estão cheias, e geralmente ou o motorista está com sono ou cansado ou até mesmo alcoolizado, pois as blitzes com bafômetro sumiram, pelo menos eu nunca mais as vi.

Fonte: www.roncoforte.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s