Moradias populares no Brasil terão aquecimento solar

Publicado: 16/04/2009 por Elisa em Atualidades, Meio Ambiente
Tags:, ,

O governo federal brasileiro adotará o uso de energia solar térmica em substituição aos chuveiros elétricos nas casas populares. Outras medidas de sustentabilidade ambiental do plano habitacional incluem reaproveitamento de água, sistemas de coleta, tratamento de esgoto e a utilização de madeira de origem certificada.

O aproveitamento da energia solar, mesmo que apenas para substituir os chuveiros elétricos nas habitações, pode poupar 520 megawatts (MW) de energia/ano e evitar a emissão de 830 mil toneladas de gases poluentes. O custo estimado para a instalação dos equipamentos é de R$ 1,9 mil por habitação, o que corresponde a cerca de 3% do valor da obra.

“Isso não é custo, é investimento que vai virar economia. Será sentida no bolso dessas famílias, que vão pagar menos conta de luz, e pelo ambiente, que será menos poluído”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. As tecnologias e materiais ambientalmente sustentáveis vão variar dependendo da região do País. Em algumas localidades, poderão ser instalados sistemas de coleta e reaproveitamento de água de chuva. Já as placas solares devem ser utilizadas em todas as cidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s