Mudança de valores na sociedade

Publicado: 06/04/2009 por Kakao Braga em Atualidades, História, Psicologia & Comportamento
Tags:, ,

:: Por Wilson Bragança ::

Falar da mudança dos valores na sociedade é uma tarefa complexa, sobre a qual temos que procurar manter um olhar distanciado e desapaixonado, sob pena de fazermos juízos de valores e não a sua análise.

Para procedermos uma análise aos valores importa, antes de mais, clarificar o conceito. Valor é a maneira de ser ou de agir que uma pessoa ou coletividade reconhece como ideal e que faz com que as condutas dos seres humanos, aos quais é atribuído, sejam desejáveis, estimáveis ou não. A sociedade tem um conjunto de valores e padrão e consoante estes valores a conduta do indivíduo pode ser considerado desejável ou não. Portanto, é um ideal que inspira e norteia a maneira de ser e de agir de uma pessoa.

As normas que pautam a vida dos homens numa sociedade, determinando os seus comportamentos e atitudes são elaboradas tendo em conta o sistema de valor que norteia essa mesma sociedade, assegurando, o necessário equilíbrio e a coesão social.

O valor assume as seguintes características:

  • Situa-se na ordem do ideal e não dos objetos concretos ou dos acontecimentos. Apesar de se apresentar como um ideal, o valor manifesta-se, de forma real, nas coisas ou nas condutas.
  • Inspira as condutas. Muito dos modelos de condutas são normas de conduta inspiradas na noção de valor
  • É relativo. É sempre específico de uma sociedade e de uma época.
  • Encontra-se disposto segundo uma ordem ou escala hierárquica. Significa que os sujeitos e as coletividades, dentro do universo dos valores, optam ou decidem-se por aqueles valores que são mais conformes que outros ao seu ideal de vida, à sua visão do mundo, à ideia que fazem da natureza, do homem e do seu destino.

Muitas vezes se confunde o valor com o juízo de valores, no entanto são completamente distintos. Por um lado, o valor é sempre anterior ao juízo de valor que inspira. Por outro lado, um juízo de valor é sempre inspirado em valor.
Os valores não se perdem, transformam-se, contrariamente àquilo que a maioria das pessoas propalam. Esta afirmação é em si, muitas vezes, portadora de juízo de valor.

Os fatores que influenciam diretamente na mudança de valores são, de entre outros:

  • Os midias – têm uma importância fundamental na estruturação da sociedade, especificamente quanto à construção e desconstrução de hábitos e práticas.
  • Emigração, migração.
  • Integração das economias, dos estados e dos povos.
  • Desintegração das famílias e das comunidades.

Frequentemente ouvimos falar “ah, no meu tempo, isso não era assim, no meu tempo, isso não era assado”, evocando valores que por vezes, já não são desejáveis à sociedade atual.

A sociedade tem sempre valores. o que acontece é que esses valores ainda não estão compreendidos ou bem definidos, ou mudam a um ritmo bastante acelerado e escapam à compreensão do senso comum.

Fonte: Desenvolvimentos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s