Calor continua em São Paulo mesmo com chegada de frente fria

Publicado: 06/03/2009 por Kakao Braga em Atualidades, Meio Ambiente
Tags:, , , , , , , ,

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que nem mesmo a chegada de uma frente fria nesta sexta-feira deve derrubar as temperaturas no Estado de São Paulo. Pancadas de chuva devem atingir o Estado a partir da tarde de hoje, entretanto, as temperaturas podem chegar a 35ºC.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, as nuvens causadas pela passagem da frente fria devem amenizar um pouco o forte calor registrado nos últimos dias. Há possibilidade de pancadas de chuva rápida pelo fim da tarde e noite, mas sem a possibilidade de causar transtornos ou alagamentos.

Oficialmente, a temperatura mais elevada registrada em 2009 em São Paulo ocorreu no último domingo (1º), quando os termômetros chegaram a 34,1ºC, segundo o Inmet.

Rio de Janeiro
O tempo permaneceu quente e abafado na maior parte do país nesta quinta-feira (5) e, no Rio, os termômetros chegaram a 35,6ºC à tarde, no centro da cidade, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nesta sexta-feira, a temperatura pode chegar a 37ºC.

Na última sexta-feira (27), o Rio teve o dia mais quente do ano, com 38,5ºC, informou o Inmet. Nesta década, a temperatura mais elevada já registrada no Rio foi de 42ºC, obtida em 2002, informou o órgão.

Alerta
Ao menos 8 Estados podem ser atingidos por temporais nesta sexta-feira, segundo alerta da Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional. De acordo com a secretaria, pode chover forte nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Maranhão, Pará, Rondônia, Amazonas e Acre.

Em todos os Estados, as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento forte e descargas elétricas.
O órgão recomenda que a população evite áreas de alagamento e regiões de encostas e morros, já que as chuvas aumentam os riscos de deslizamentos. Também alerta para que a população evite trafegar por áreas com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Os alertas preventivos são baseados em informações do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Fonte: Folha Cotidiano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s